Post atualizado em 02 de julho, às 23:45.

Cospe pra cima, cai na testa, dizia minha mãe. Foi o que aconteceu com a Globo hoje.

O jornal paraguaio La Nación diz que a Laranja Mecânica foi responsável por “acallar a la soberbia brasileña”. E por “brasileira” ele se refere à Rede Globo, não ao país como um todo, como fica claro logo nas frases seguintes. A crítica se dirige especialmente à SporTV, canal fechado que pertence à emissora e que divulgou um vídeo desrespeitoso à Seleção Paraguaia e ao Paraguai, a seu povo.

O desrespeito vai além do futebol, segundo o jornal: “ironizan sobre nuestras comidas y nuestras costumbres”, em linguagem debochada. O único valor paraguaio apresentado pelo vídeo é Larissa Riquelme, a “novia del Mundial”. Além de agressivo com os paraguaios, o curta é machista. Desvaloriza todo um povo e todo um gênero. As mulheres são vistas como objetos.

A matéria se coloca ao lado de Dunga pela resistência aos abusos da Globo. E completa: “La Naranja Mecánica se encargó así de hacer justicia y dar una gran lección a quienes tienen en el corazón una rabia innecesaria hacia una nación pobre pero digna”.

Mesmo que o grau de deboche fosse exagerado pelos paraguaios, chamaria a atenção que a Globo já vem recebendo críticas internacionais por conta da sua irresponsabilidade na forma de fazer jornalismo. Mas não é o caso, a ironia é de fato extremamente ofensiva. O vídeo trata o nosso vizinho como um país desprovido de quaisquer qualidades, feio, triste, pobre. É asqueroso.

Debochar de outros países extrapola os limites do esporte, do futebol, e avança no terreno político. São as relações internacionais brasileiras, são povos, são culturas. Pode haver diferenças, mas não há como definir melhores e piores. É aí que entra o respeito. Ou deveria entrar.

A Globo transferiu a ironia que dedica à política externa do governo Lula ao futebol. Fez mal, muito mal. E ficou bem feio.

————-

A dica da matéria do jornal paraguaio foi dada por Dodi (@dodi_vota13), pelo Twitter

A foto é de Reinaldo Marques/Terra.

248 Comentários

  1. eliana disse:

    .. no entiendo porque hicieron esto ? si nosotros no dijimos ni hicimos nada contra su pais?…. perdon.. ustedes hablan hablan que ciudad del este tiene todos los defectos.. .ya vinieron alguna vez??? VENGAN A MIRAR… Y VAN A VER QUE USTEDES LOS BRASILEROS SON LOS QUE MAS VIENEN A COMPRAR AQUI… SOLO EXTRANJEROS? XQ NO COMPRAN DE SU PAIS? SI TANTO ASCO LES DA NUESTRA CIUDAD, SI SOLO HAY PRODUCTOS FALSIFICADOS.. POR FAVOOOR, .TENIAN QUE HABER MOSTRADO TAMBIEN CUANTOS BRASILERON POR DIA CRUZAN EL PUENTE PARA HACER SUS COMPRAS AQUI

  2. [...] Leia também… [...]

  3. Paulo Pennaforte disse:

    Bem, Andrine, pelo jeito você foi até a fronteira, e acha que aquilo é o Paraguai. Aliás, para ser turista, a pessoa precisa carregar olhos que enxerguem. Fã de BBB e novela global em geral não enxerga nada além do próprio umbigo. Já fui diversas vezes ao Paraguai, é um país de gente muito cordial [e eles teriam todas as razões para serem hostis aos brasileiros] e que tem muitos lugares bons e bonitos, bons restaurantes, estradas em geral em melhor condição do que as nossas. Tem pobreza? Sim, tem, assim como tem, e muita, no teu país, Andrine.

  4. Paulo Pennaforte disse:

    Pedro admirador de ditaduras, desde que de direita, se a TV é CONCESSÃO, e nas regras diz que a concessão pode ou não ser renovada, não vejo por que não cassar a concessão se o concessionário não está atingindo os objetivos e razões pelos quais recebeu a concessão. TV é para informar e melhorar o nível cultural das pessoas, não para se intrometer em política ou denegrir os outros povos. Censura tinha no tempo dos teus Generais. A Globo é grande porque era miaga e apoiadora da turma do coturno, que CASSOU AS CONCESSÕES da concorrência [Excelsior, Manchete].

  5. [...] 2 – Veja nesse link o video que gerou toda a confusão: clique aqui. [...]

  6. vinicius disse:

    “Aqui tinhamos total liberdade de imprensa com uma monarquia Constitucional que nos colocou ao lado das grandes nações da época.”
    Porra! Em que mundo que você vive??

  7. Douglas disse:

    Cala a Boca Grupo Globo

  8. Pessoal…

    Estou longe de ser um simpatizante da Globo, mas a não ser que alguém aí tenha visto este vídeo no ar na SporTV, é certo que se trata de um fake. Basta ver a diferença de qualidade nas imagens de arquivo usadas (inclusive um logo amarelo estranho de algum outro programa na parte que fala sobre a culinária paraguaia).

    É quase amador, pra falar a verdade…

  9. Ok, acabei de ver o pedido de desculpas da SporTV para os paraguaios e retiro tudo o que disse (fora o fato da edição do tal Caio ter sido amadora na escolha das imagens).

    Lamentável, muito lamentável mesmo.

  10. Cristhian Ortiz disse:

    Hola queridos hermanos Brasileros… me hubiese gustado saber escribir en su idioma, de manera a que me entiendan todos… soy de Ciudad del Este – Paraguay, frontera con Foz do Iguazu…

    En el dia de hoy un NorteAmericano TAMBIEN se burlaba de Paraguay en ESPN por las mismas razones..

    Al igual que este canal se burló de nosotros, el CANAL 4 de España tambien lo Hizo pero de manera Humillante, tratando a los Latinoamericanos de INDIOS..por supuesto que entran ustedes los brasileros..

    Realmente al ver el video me quede con rabia y hasta las relaciones con mis amigos brasileros con quienes tenemos relaciones COMERCIALES se vieron afectadas por un momento… si bien tenemos una mente abierta y sabemos que este tipo de burla solo es pensamiento de unos pocos, realmente MOLESTA… imaginense que un ARGENTINO les haga lo mismo, no tengo dudas que le declararian la guerra por falta de respeto… entiendo perfectamente que la relacion entre PARAGUAY-BRASIL y BRASIL-ARGENTINA no se comparan ya que ambos no tenemos (creo que) el aire de superioridad ante los demás como los argentinos…

    Mi satisfaccion personal al entrar en esta pag. es encontrar que una gran mayoria REPUDIA al canal y especificamente sobre el contexto del video… mis REPETO al pueblo brasilero por compartir con nosotros esta molestia provocado por unos pocos ciudadanos mal educados y mis sinceros afectos de amistad a todos ustedes…

    ¨Al final, la Historia de cada País es UNICA, Pero nuestro camino para el bien de la Humanidad, ES COMPARTIDA¨

    Atentamente…

    Cristhian Gustavo Ortiz Gimenez
    Ciudad del Este – Paraguay

  11. Guilherme disse:

    A liberdade de Imprensa era total mesmo, sendo publicadas até caricaturas do monarca. Nosso PIB per capita era igual ao dos EUA, sendo maior em alguns períodos. O crescimento economico era constante, sendo abalado só em 3 períodos por duas crises externas e uma seca. Havia uma constituição mais liberal e flexível que a atual, dentre as mais democráticas do mundo a época (Sendo o Brasil o único país em que o povo tinha parte na escolha dos Senadores). O Brasil tinha o 2° maior eleitorado do planeta, proporcionalmente falando. Nosso exército, ao contrário do que pensam, era praticamente inexistente, sendo 4 vezes menor que o paraguaio. Entretanto nossa marinha de guerra era a 4ª mais poderosa do planeta, sendo a mercante a 2ª maior. Fomos o 2° país do mundo a ter selos e um dos primeiros a ter o telefone. Há estudos que indicam que se o país continuasse naquele ritmo, já em 1940 teríamos a qualidade de vida dos países europeus como Inglaterra e França. Vale lembrar que a argentina chegou a ser um dos 5 países mais ricos do mundo no início do século XX. O PIB do Brasil no século XIX era 40% maior que o argentino. Não me baseio jamais em escritores brasileiros. Aqui a história sofre muita tendencia ideológica. O melhor exemplo disso é o Chiavenatto, que inventou fatos só para desmoralizar o exército na década de 70 e 80.

  12. DIEGO disse:

    A los de SporTV, dejen de ser Xenofóbicos. El deporte tiene que unir a los pueblos. Vergonzosa es el reportaje, en nuestro país no existen solamente calles feas mas bien es como en todo país, como ustedes le llaman ROZA(NO TENGO C CIDILLA NOMAS POR ESO ESCRIBÍ CON Z)aquí existe lo que le llamamos área rural. La gastronomía paraguaya no se limita a la paupérrima reportaje que pasaron. No digo que sean ignorantes, pero tienen que atender más con los reportajes que hacen.

  13. DIEGO disse:

    perdón vergonzoso es el reportaje quise escribir. Se me fue la mano de rabia.

  14. Julio disse:

    que falta de profesionalismo por parte de estos “periodistas”, da lastima este medio de prensa que tiene que recurrir a esto para llamar la atención. Evidentemente (creo) no todos los brasileños tienen esta mentalidad.
    Felicito a las personas que se manifestaron en este lugar.

    Desde ciudad del este, Julio Benitez
    FVD

  15. André disse:

    Acho que sinal de grandeza dos brasileiros é respeitar a pobreza dos outros e não esculachar.Também temos problemas e pobreza, até 15 atrás tinhamos uma alta inflação e moeda fraca.Se fossem os EUA ou UE falandop no mesmo tom sobre o Brasil, porque o que vai a mente deles quando se fala em Brasil, é um paraiso sexual com mulheres peladas, pensam em nossas mulheres como vagabundas, e imaginasm favelas e toda a porcaria que existe aqui também.Tenho certeza que nos sentiriamos da mesma forma.Então …não faça com os outros..o que você não quer que façam com você…a matéria não precisava esculachar a moeda , cultura e costumes , culinária…para falar de Copa do Mundo!!

  16. Marcelo disse:

    en verdad el que hizo esto puede ser demandado por daño a la moral, total falta de respeto a la sociedad.. =/

  17. j disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    o problema é que foi o Sportv

    Se fosse o Pânico ou o CQC estariam todos rindo alto e aplaudindo!

    O Pânico poooooooode!

    Sportv NÃO pooooooooode!!

  18. Barba disse:

    esse “politicamente correto” que você inventou não impede liberdade de expressão nenhuma. que a Globo fale o que quiser sobre quem quiser, mas as pessoas também tem o direito de falar o que acharam da matéria.

    e, comentarista de blog mandando nego tomar vergonha na cara e ir trabalhar é o fim da picada.

  19. jessi Melgarejo disse:

    Como paraguaya me siento indignada por la manera en que cosifican a la mujer en este material, por la forma en que se burlan de nuestra gente y todo lo que implica nuestra cultura.

    La nobleza de un pueblo no se mide por la cantidad de habitantes sino por la generosidad y ausencia de maldad en cada uno de ellos y el Brasil es un pais con gente noble, por eso me apena la imagen equivocada que estas personas estan dejando de su propio pais.

    Al Brasil en mayor o menor grado le aqueja los mismos problemas que a nuestro Paraguay como el hambre, la pobreza, las falencias en salud y educacion; tenemos motivos de sobra para tomarnos de las manos tanto paraguayos como brasileros y ayudarnos a salir adelante.

    Espero sinceramente y de todo corazon que esto no se vuelva a repetir y que estas personas lleguen a comprender el grado de irresponsabilidad que tuvieron y la falta de profesionalismo al emitir la materia en cuestion

    EL PARAGUAY ES UN PUEBLO BRAVO, GUERRERO Y SUFRIDO…

    Jessika Melgarejo

    Ciudad del Este – Paraguay

  20. Volnei João Meller disse:

    A reportagem mostra o lado desqualificado da cultura brasileira.

  21. Rosana Velloso disse:

    É por essas e outras que a Globo não me representa…Que nojo!!!

  22. Cristiane Castro disse:

    Fico imensamente envergonhada pela forma como esse belo e rico país, paraguay, foi retrada pelos IMBECÍS da GLOBO!!
    PEÇO DESCULPAS EM NOME DE TODOS OS BRASILEIROS QUE ADMIRAM O PARAGUAY.
    Inclusive, gostaria de dizer aos extrangeiros, principalmente os EUROPEUS, que as mulheres brasileiras não são objeto de uso sexual!! Infelizmente, assim como a moça (Riquelme), muitas brasileiras se mostram quase nuas, o que vulgariza toda a mulher do mesmo país!!! Levando aos meiso de comunicação a mostrar todas como se fossem iguais.
    É vergonhoso chegar em uma aduana européia e sentir os homens nos “comendo com os olhos”… nos acham “fáceis”, pois veem o que a imprensa deles repassa (mulheres gostosas; quase nuas; fáceis…).
    Desculpem pelo desabafo.
    DESCULPEM-NOS, QUERIDOS E AMÁVEIS PARAGUAYOS.
    Cris Castro – Porto Alegre-RS.

  23. Eliane P. disse:

    Você tem toda a razão! Qual não foi a minha surpresa quando fui a Bariloche e pude perceber a admiração que os argentinos têm por nós. Realmente, a princípio fiquei sem entender muito, tão alto é o grau da nossa mídia de criar factoides para nos separar, mas depois percebi que o preconceito parte de nós. Eles por sua vez apreciam tudo que vem do Brasil, principalmente nossa música e cultura.
    Temos de repudiar todo tipo de preconceito, que só serve aos imperialistas e europeus.

  24. Leila disse:

    Será que não está tendo um exagero? O mundo fala do Brasil como se fosse um nada, apenas lembram de futebol, mulher e samba…e a mulher não é vista como um objeto aqui??…humm tá bom !! Então vamos ficar pasmos e fingir q todos nos amam e que a Globo é a única cruel nessa historia toda….mas nós..jamais !!!

  25. Paula Donner Freitas disse:

    Esse asqueroso imperio de comunicação chamado “organizações globo” que envergonha o Brasil, pode até alienar e manipular a maioria dos quase 200 milhões de brasileiros, mas não fala em nome do Brasil não. Tanto que cada vez mais cresce a rejeição e resistência a esse câncer em metástase da comunicação. Todas as nações tem pobrezas e riquezas, problemas e qualidades, mas independente disso, todo país e cultura e “todos los pueblos merecen respeto”.

    CALA A BOCA GLOBO/SPORTV.

  26. david disse:

    Dunga prá presidente, o 1º a encoxar o império global. prefiro um Dunga zangado á um Dunga soneca!Acorda Brasil, está na hora da Globo pertencer ao Brasil e não do Brasil a globo, com vem sendo nos últimos 40 anos. revisão da liberdade de imprensa já!Foi mal,muito mal meus irmãos paraguaios, desculpem-nos, essa globo não sabe o que faz.Idenização financeira ao povo paraguaio, a globo paga a conta. Ínte.

  27. Fátima Sousa disse:

    Lamentável e antiético o preconceito e a arrogância da matéria global. Não é porque somos jornalistas e de livre expressão, que podemos escrever o que bem entendemos, sem respeitar povos ou culturas. O bom senso deve sempre prevalecer quando usamos a Liberdade de expressão.O jornalista ou qualquer outro profissional, deve sempre primar pela sua e pela dignidade do outro.

  28. nathalia disse:

    foi muito foda que algum brasileiro falou que a itaipu da a metade da energia pro paraguai e depois vende pro brasil a preço de mercado, é muito retardado mesmo… o paraguai fica no maior prejuiso vendendo a preço de banana a energia pro brasil… isso que é feio e ainda fica dizendo em publico isso.. é muito burro mesmo o que falou isso… nao le nadinha…

  29. nathalia disse:

    hahahaah… o paraguay vende a energia eletrica sobrante ao brasil a preço de banana.. ta mal informado hein!!

  30. Alexis Medina disse:

    “Se eles se sentiram tão ofendidos, é só falar das bundas mulatas brasileiras, da corrupção do nosso governo, da nossa passividade como cidadãos, da nossa carga tributária”

    Então, no teu ponto de vista a forma de responder a uma falta de respeito, é ofendendo quem te ofendeu?

  31. Francisco B. Santos disse:

    Estimada Sra. DILMA
    Me llamo FRANCISCO BATISTA DOS SANTOS y vivo en Sorocaba,SP-BR.
    No soy Petista, pero esto es irrelevante. Soy Brasilero, trabajo con exportaciones y mis mejores clientes en 32 años de comercio exterior, siempre han sido los Paraguayos, donde por todos estos años viajo al menos 8 veces al año y siempre he sido espetacularmente bien tratado y puedo decir que no solo tengo clientes en este maravilloso pais pero todos los clientes (o no) son mis amigos de verdad y muchos incluso me tratan como hermano o HIJO (Algunas clientes-Señoras me llaman de “HIJITO”, de tan grande es el cariño con que me tratan).
    Incluso este Lunes 12-Julio embarco para Asuncion, donde como siempre, con mucha felicidad me quedaré por la semana.
    Cuantos problemas tenemos nosotros en Brasil? La poblabcion que vive en “Favelas” en nuestro país es por lo menos 10 veces más que el tamaño del Paraguay y no es por eso que no sean gente digna, honesta y trabajadora como la gran mayoria de los Paraguayos. Son Dioses los de la RED GLOBO? Son los dueños absolutos de la verdad? Cuantos Brasileros, asi como Yo, ganan su vida CON los Paraguayos? Me siento extremamente enojado en ver este tipo de gente hablando mentiras (aun que fuera verdad)de los Paraguayos o de cualquier otra nacionalidad. Eso es reportaje esportiva o puro racismo? Estos tipos continuan “trabajando” como “jornalistas”? Tengo tanto que comentar sobre este triste episodio, pero perdoname la expresion en Portugues, tengo ganas de “vomitar”.
    Comentan de forma depreciativa con repesto a la chica LARISSA, que de su forma, no importa cual, se desnuda o vestida o de cualquier otra manera declaró al mundo su amor a su país. La Red GLOBO acaso no incentiva continuamente a las chicas del BIG BROTHER a aparecer casi desnudas todas las noches durante sus presentaciones y ahí si, con insinuaciones sexuales¿ Cuando termina el período del BIG BROTHER estan chicas no firman contratos con revistas masculinas y pornográficas tan solo por la plata y NO por amor a Brasil¿ Que Le parece de las novelas de la RED GLOBO que constantemente incentivan la prostituicion, el materialismo salvaje, la destruición de la família y tantos otros males¿ Son DIOSES o “Santos” los de la GLOBO¿

    Si es para comentar del esporte, y nuestra Seleccion acaso no hizo muy feo en el Mundial¿ Tan poco estamos entre los 12 mejores eligidos por la FIFA. Los Paraguayos al menos, de forma muy valiente pelearon como verdaderos gerreros y heroes contra España y aun tuvieron un gol legitimo, anulado, o sea que podrian haber ganado el partido. Cuando Cardozo perdió el penal, el juez-arbitro deberia igualmente mandar retornar por invasion del área. Si es para comparar, donde está la verguenza de nuestro equipo¿ Donde está la gloria de nuestras “Esterellas”. Cuanta arrogância de Dunga, de Felipe Melo (sin contar su total deslealdad) y algunos otros más¿ Los Paraguayos salieron de cabeza erguida y al llegar en su pais, 100% de la población los espero con los más bellos saludos y mirandolos ojo a ojo. Eso que su entrenador no es Paraguayo, Peri Argentino. DUNGA es Brasilero y de los (creo; al menos diz ser) patriotas, que tanto habló de “comprometimiento”, lealdad, dignidad y otros “dad´s” más. Como llegaron los nuestros¿ Quien Los saludó en los aeropuertos¿ Porque puertras entrarón¿ Nos miraron ojo a ojo, excepto el valiente JULIO CESAR, MAICON, ROBINHO, LUCIO y poquisimos más.Asimismo no es motivo para cucuficarlos porque al final y apesar de todo, son igualmente seres humanos, Brasileros, tienen sus familias y seres queridos, y además, la vida no tiene que parar por el episodio de un mundial de futbol donde todos claro, quieren ganar, pero entre tantos, solo uno sale el campeón. Aun que tenga sido lamentable para nosotros Brasileros, hay que primer de todo, respetar la vida y el ser humano.
    Le felicito por lo que Usted expresó en su BLOG y necesitamos cada vez más de gente como Usted en nuestro país y que Dios bendiga a mis queridos hermanos Paraguayos y que los imbeciles Brasileros como estos 2 “periodistas” y sus Directores de “Produccioón” sientan en el alma el dolor de sus acciones para que este mismo Dios tenga compasion de Ellos que son extremamente pobres de espirito.

    Muchas gracias Señora DILMA, de un Brasilero por todo el pueblo Paraguayo.

  32. [...] team and the country itself. Cristina P. Rodrigues, from blog Somos andando [We Are Going, pt], wrote about the incident, criticizing the alleged lack of quality in journalism promoted by Rede Globo: O [...]

  33. [...] team and the country itself. Cristina P. Rodrigues, from blog Somos andando [We Are Going, pt], wrote about the incident, criticizing the alleged lack of quality in journalism promoted by Rede Globo: O [...]

  34. Luis Enrique Garcia disse:

    Trabalhei na TV Globo (no Rio de Janeiro) durante muitos anos. Conheço a cultura da empresa. Nao é esta. Isto é uma falta de respeito ao espectador e à propia historia da Rede Globo. É vulgar, rasteira, mediocre, tola, pra dizer o mínimo. Fica claro que o estilo é de gente sem nenhum estofo de classe, sem formaçao profissional decente. É uma molecagem com a memoria do Armando Nogueira, Evandro Carlos de Andrade, entre outros e nao é digno de jornalistas que fazem do esporte na Globo uma bela demonstraçao de criatividade e bom gosto. É humor de péssima qualidade. Coisa de idiota.

  35. [...] no relato da equipe do Paraguai e do próprio país. Cristina P. Rodrigues, do blog andando Somos, escreveu sobre o incidente, criticando a alegada falta de qualidade no jornalismo promovido pela Rede Globo: [...]

  36. [...] The busiest day of the year was 3 de Julho with 13,829 views. The most popular post that day was Mau jornalismo da Globo já é destaque internacional. [...]

  37. Jaime Rodrigues disse:

    No Paraguai não havia escravagismo, por exemplo.

  38. Vocês nunca leram os jornais da época da guerra. Chamavam os brasileiros de macacos. ok. O povo Paraguai é mais racistas que existe.

  39. Luiz M. disse:

    “Dr” [deve ser de desconhecimento e preconceito], visitei e visito regularmente o Paraguai [não desde a Guerra, como você, em todo o caso] e posso afirmar que não existe povo mais cordial. Nunca jamais manifestam qualquer rancor em relação ao Brasil por causa da guerra genocida idiota [aliás, qual guerra não é idiota?]. Acho que, mais de 100 anos depois, alguma coisa já mudou, não? Recicle-se! Leia! Estude! Para não dar opinião imbec…

  40. TVinhetas disse:

    Mas não é isso que o Paraguai fez?

  41. TVinhetas disse:

    Disse tudo, cara! Um 20 amigos meus dizem que o Edir é um canalha da pior espécie, também acho, mas não fui manipulado pela Globo porcaria nenhuma, conheço quem foi da Igreja Universal dos Rios de Dinheiro, perdeu tudo!
    Quem vai pra IURD é alienado.
    Sobre o Paraguai, eles não sabem o que falam.

  42. TVinhetas disse:

    Disse tudo!

  43. TVinhetas disse:

    Esqueceu do Sarney, dono da afiliada da Globo no Maranhão?

  44. Felipe Ferreira disse:

    Este tal Caio Pompeu nasceu em Caxias. É filho de um médico, que foi médico do Caxias na época em que Luiz Felipe Scolari era técnico. Ele é noivo da filha do eterno presidente do Inter, Fernando Carvalho. Trabalhou também no clube dos 13 e RBS. Tem graduação em edição em Holiwood o menino de 25 anos bancada pelo papai. Nada disso adiantou para a formação do carater deste cidadão. Esta matéria não só é dona de um péssimo profissionalismo como também de um carater pra lá de duvidoso. Um cara deste tinha que mudar de profissão e não ficar sempre em boas posições dentro do jornalismo graças a apadrinhamentos.

  45. Marcos disse:

    Quero dizer que a opinião desta emissora não representa a opinião do povo brasileiro nós brasileiros respeitamos muito o nossos irmãos paraguaios. PERDÓN HERMANOS

  46. Arasa disse:

    Cara Andrine. Vc foi pra fazer compras né?.. e ficou com aquele retrato ruim. É uma pena, nem tudo é assim como falam. Está longe de ser um país maravilhoso , mas a imprensa colabora muito pra formar esse pre-conceito

  47. Cássio Vitor disse:

    Lamentável esta reportagem. Péssima reportagem, péssimo jornalista e pior ainda é o preconceito com o Paraguai. O SPORTV deveria se envergonhar com tamanha baixeza profissional e ética.

Comentários