20120801-225650.jpg

Qual é a intenção dessa nota “Dois corações”, da Carolina Bahia, na Zero Hora desta quarta-feira? Que sentido tem uma nota que não informa, que o leitor termina de ler se perguntando o que, quem, quando, onde, como? Ou seja, uma nota que não responde nenhuma das perguntas básicas que são a razão de existência do jornalista. Onde já se viu o leitor terminar de ler uma coisa que deveria ser jornalística curioso pela informação que a jornalista sugere mas que não está ali? Já vi fonte em off, mas a informação toda ser um grande off não é informação.

Vale pensar no que está por trás de passar pro leitor algumas frases sem conteúdo, apenas com insinuações. O que há de concreto ali é que, segundo Carolina Bahia, algum figurão do PT não apoia Adão Villaverde, o candidato do PT à Prefeitura de Porto Alegre, mas Manuela, do PCdoB. Por que se deduziu que ele apoia Manuela também não está dito, já que teoricamente a fonte da informação é a negação do tal ministro de gravar um vídeo de apoio a Villa, ou seja, poderia preferir qualquer outro candidato de qualquer outro partido ou simplesmente ser de outra tendência interna, ser personalista, não gostar do Villa. Enfim, trocentas possibilidades. Mas a não-informação foi construída convenientemente a favor de Manuela. Nada está claro ali, nada ali informa. Resta saber onde ficou o jornalismo.

2 Comentários

  1. luizmullerpt disse:

    O pacto entre a Manu, o PCdoB, a Ana Amélia e o PRBS existe. Nos batidores já se veem movimentações do PSB, apoiador da Manuela para construir o apoio a Ana Amélia em 2014. O PRBS, o PIG e o agro negócio fazem parte da esquerda de marionetes e a turma parece estar gostando.

  2. Olha, sinceramente vocês enchergam muito além dos seres normais. São Super dotados.
    Abertamente a Jornalista em questão e o veículo são contra o PT e tu a favor. Então, cada um encherga o que bem ebtende e cada um diz o que bem entende, a favor ou contra quem bem entende.
    Eu entendi a mensagem dela e não me surpreendo. Se ela fosse a favor do PT aí sim eu ficaria surpreso…
    Abraços

Comentários