11 de setembro

Postado por Cris Rodrigues Sem Comentários

11 de setembro. Há 11 anos, 3 mil pessoas morriam em um ataque que virou o mundo de cabeça pra baixo, mais pelo seu caráter simbólico do que propriamente pelas vítimas. Era um ataque ao coração do sistema financeiro americano, mundial. Que traria reação dura do governo dos EUA, justificando guerras e mais mortes. Um sistema que, sete anos e quatro dias depois, mostraria sua fragilidade e sua base de mentiras, com o estopim da crise de 2008, em 15 de setembro.

11 de setembro. Há 39 anos, era dado início a um golpe que, além do presidente chileno democraticamente eleito Salvador Allende, faria cerca de 40 mil vítimas ao longo de 17 anos, além das torturas bárbaras, dos desaparecimentos, das prisões. Tudo sem julgamento, claro. E com apoio dos EUA.

E é essa última frase aí de cima que faz com que um 11 de setembro seja sempre lembrado e outro geralmente esquecido, ou apenas citado. Para que a história não nos deixe cometer de novo os mesmos erros é que precisamos lembrá-los. Mas precisamos lembrar que os erros cometidos por governos, pelos detentores do poder, são geralmente mais cruéis e mais perigosos.

 

Neste 11 de setembro de 2012, tristeza e vergonha pelos nossos tradicionalistas gaúchos, que lembram tão bem de uma data e esquecem tão fácil de outra:

Comentários