Palavras

As palavras têm uma capacidade incrível. As mesmas letras, formando as mesmas palavras, podem servir de plataforma para políticos de extrema esquerda e para a direita reacionária, por exemplo. Basta dispô-las da forma certa, e é aí que está o problema. Porque às vezes parece que elas têm vida própria. Por mais trabalhadas que sejam, elas se revoltam e não dizem o que a cabeça por trás da mão que as coloca no papel quer que elas digam. Ou com uma entonação errada, que transmite a ideia mas não o sentimento. Taí, é muito difícil transmitir um sentimento.

Domar as palavras não é trabalho para qualquer um. Em alguns casos, uma boa dose de inspiração e a tarefa está liquidada em instantes. Mas na maioria das situações, é preciso lutar muito até conseguir enlaçá-las e fazê-las obedecerem. Domesticá-las.

Depois, é possível até se permitir brincar com elas. Mas aí há que se ter certeza de que elas estão bem mansas e não se revoltarão. Um descuido e elas mordem. O feitiço vira contra o feiticeiro. Um simples trocadilho colocado no lugar errado e pode fazer a ruína de um texto inteiro. Estou avisando, as palavras são sacanas. Depois de domá-las, pode-se até confiar nelas. Mas até ali, com um pé atrás.

Mas convenhamos, quem vive sem essas malditas? No fim das contas, admitamos. Toda essa dificuldade provém de um poder mágico de seduzir que as letras possuem ao serem dispostas em textos. Como quatro letras avulsas, que sozinhas não dizem nada, transformam vidas. Mas experimenta juntas um A, um M, um O e um R, um do lado do outro, para ver o resultado que dá. No fundo, no fundo, toda essa desconfiança com relação a essas manipuladoras que são as palavras é pura admiração. Profunda admiração. Acompanhada de um merecido e intenso respeito. O que fazer se elas são geniais?

PS: Há que se ter cuidado, porque às vezes essas danadas ficam ingênuas e se deixam ser usadas. E aí só deus sabe o estrago que pode ser feito. Mas aí não é culpa delas. É que, quando crianças, as palavras são muito inocentes.

Palavras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s