A campanha de Veja: esperada, mas esdrúxula

Mais esdrúxula do que a campanha descarada da Veja dessa semana pelo Serra é a tarja com os outros assuntos da revista que aparece no alto da capa. Juro, seria menos vergonhoso, menos ridículo se não tivesse aquela menção a Dilma.

Todo o mundo já sabe que a revista defende a candidatura Serra. Quem não sabia, desculpa, mas era muito tapado. E se continua achando a revista neutra depois dessa capa, é no mínimo prejudicado intelectualmente. Ou possui tanta má fé quanto a própria Veja. É impossível não ver a defesa descarada do candidato. Na verdade não diz “Serra para presidente” porque não se faz necessário. O resto da capa já diz isso, e de uma forma mais simpática ao leitor elitizado, perfil da publicação.

Mas bem que podia vir com o timbre do PSDB e se chamar “Programa de governo”, “Estratégias de campanha”, qualquer coisa assim. Isso sem contar que o tal panfleto a tal revista que diz que faz jornalismo já considera Serra eleito. “Serra e o Brasil pós-Lula.” Ou é uma prece, um pedido aos deuses para que o ex-governador paulista se eleja ou é uma constatação. Se for a primeira, é só ridículo. Se for a segunda, assusta, lembra tentativas de golpe que já vimos por aí. Ou então, há a hipótese de que, mesmo a Veja tendo assumido que Serra já está eleito, seja só uma quase inacreditável ingenuidade de quem só vê o quer. Uma ingenuidade nada ingênua, antes macabra.

Independente da alternativa escolhida, uma coisa é certa: a Veja conclama seus leitores a votarem no tucano. Descaradamente.

Nada além do esperado. Mas que nem por isso deixa de ser estapafúrdio.

—————

Parece que a Veja anda lendo o Blog do Luis Nassif. Se ela já não praticasse esse tipo de jornalismo há tanto tempo, diria que tinha tirado as ideias desse post, um manual do neojornalismo.

A campanha de Veja: esperada, mas esdrúxula

5 comentários sobre “A campanha de Veja: esperada, mas esdrúxula

  1. O pior é que quem paga a conta desse panfleto eleitoral é a população… O governo do PSDB gasta a bagatela de 20 milhões anuais em assinaturas das revistas do Grupo Abril, isso sem contar a publicidade constante nas páginas das revistas que devem superar ainda mais esse valor.

    O pior é que parece que ninguém se importa com esta espécie de ditadura da mídia. Com suas relações escusas, a grande mídia brasileira está cumprindo um desfafor a democracia e ao povo brasileiro. Em que mãos estamos? Para onde esta corja levará o país?

    Curtir

  2. Cleberson Silva disse:

    Não entendo qual o problema, afinal, a Veja apenas publicou aquilo que seus leitores querem ler. O perfil do leitor da Veja é mais à direita, assim como, por exemplo, o da Carta Capital é mais à esquerda.
    Então se o leitor da Veja tende a votar no Serra, não é natural que a Veja escreva falando bem sobre o candidato no qual seus leitores tendem a votar?
    Assim como esse é um blog de esquerda, qual o problema da Veja ser uma revista de direita?

    Curtir

  3. vivi disse:

    Concordo com o Cleberson!E apesar disso, temos também que dar valor as informações colocadas por ela, afinal não são inventadas, elas realmente acontecem.

    Sem contar que as coisas que o PT faz por baixo dos panos, e as enganações estão explodindo em vários lugares, não só na Veja.

    Veja por exemplo esses videos:

    A questão aqui, não é defender um partido ou candidato, , é ficar atenta ao que realmente esta acontecendo com o nosso país.

    O povo esta anestesiado e achando que o governo que tivemos foi bom para o Brasil. Um exemplo é dizer que tirou pessoas da pobreza, isso se faz dando esmola? Que eu saiba isso não é uma atitude governamental e sim uma estratégia de mostrar a população que eles estão “cuidando” de seu país.

    Enfim fica a dica.

    Curtir

    1. Douglas Bernardes disse:

      Análise completamente ridícula, Vivi.
      Primeiro que o papel da imprensa é divulgar imparcialmente, sem tomar partido.
      Segundo porque o governo foi muito maior que isso, e superou o último governo em diversos aspectos. Pode ver os números no site http://ilustrebob.com.br/, onde o autor de forma bem ilustrada (com as devidas fontes conhecidas, claro) mostra essa disparidade.
      E, por fim, que eu saiba o governo não dá “esmola para a pobreza”. Resolve, mesmo que paleativamente enquanto uma solução mais robusta é elaborada, um problema crítico no país: o povo tem passado fome. Se você tem comida todos os dias na mesa, parabéns. Só que o governo não pensa só no seu umbigo. Esse país tem mais de 150 milhões de habitantes.
      “Enfim, fica a dica”.

      Curtir

  4. Ari disse:

    AH! voces sao uns ignorantes!
    nao devem saber de nada mesmo sobre essa candidata de voces!
    essa mulher nunca foi NADA que preste!
    unica coisa que ela foi era bandida, assassina e terrorista!
    tem a ficha suja E DE SANGUE!
    ela é louca, sempre fala uma coisa e depois desmente.
    ELA NAO SABE NADA DO QUE FALA.
    é VERGONHOSO pro Brasil ter uma candidata dessas!
    e o pior ainda é alguem vir aqui e CRITICAR AS EXPOSIÇÕES QUE A VEJA TROUXE, COMO SE FOSSE ALGUMA MENTIRA!o que a revista mostrou é FATO, e isso ninguem tasca!

    e ainda tem a coragem de dizer que o Serra vai acabar com o bolsa familia e que foi ela e o Lula que criaram esses programas de distribuição de renda!REALMENTE NAO SABE O QUE FALA!quem começou com um desses programas, o bolsa escola, foi o FHC!
    E O SEGURO DESEMPREGO?GENÉRICOS? QUEM É QUE FOI QUE FEZ?
    O SERRA!
    ME FALA O QUE O LULA FEZ ALEM DO MENSALAO? E DE COBRAR IMPOSTOS ABSURDOS PRA INVESTI NA EDUCAÇÃO E NA SAUDE, AGORA ME FALA COMO ESTA NOSSAS ESCOLAS PUBLICAS!EEXPERIMENTEM IREM EM UMA ENFERMARIA!é um lixo, assim como nosso presidente!NAO PODEMOS DEIXAR QUE ISSO SE CONTINUE!CHEGA DE CORRUPÇÃO, CHEGA DE GOVERNO DE AMIGOS!
    PENSEM MUITO BEM ANTES DE VOTAREM!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s