O destino obsceno do lucro do Goldman Sachs

Da Reuters: “O Goldman Sachs afirmou nesta terça-feira que seu lucro no primeiro trimestre praticamente dobrou, ficando acima das expectativas do mercado”.

As bolsas de valores do mundo inteiro estão se refestelando, tendo orgasmos, dando pulos de felicidade por causa das “boas notícias” do Goldman. Boas notícias…

Momento em que cabe a pergunta: boas notícias para quem, cara pálida? Provavelmente para o flanelinha da minha rua. O viciado em crack que a Zero Hora condena como criminoso. O desempregado de Nova York. O pai de família que ganha dois salários mínimos. Talvez para o aidético da Somália. Todos esses estão levando uma parcela dos  US$ 3,29 bilhões do lucro líquido do Goldman Sachs. Não é?

Partindo do pressuposto de que governos são eleitos pelos cidadãos e têm como objetivo atender as necessidades desses cidadãos, achei que os lucros do Goldman seriam revertidos para os americanos em geral, já que os governos vêm investindo nesses bancos há meses, tentando salvar o sistema financeiro. Imaginei que então o dinheiro ia para os que precisam dos governos. Aqueles que elegem os governos, diga-se de passagem.

Não vai? Puxa vida.

————-

E mais: “Os resultados chegam quatro dias depois do banco nova-iorquino ter sido acusado de fraude”. Bonito, né? Uma belezura!

O destino obsceno do lucro do Goldman Sachs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s