A mistureba do bufê eleitoral

Bufê eleitoral. A criatura chega na urna e pega uma carne do PSDB, um peixe do PSOL, um aipim frito do PT. Nada combina com nada, mas tudo bem. Vai entrar tudo do mesmo jeito mesmo, sem diferença nenhuma para o estômago. Verdade? Mais ou menos.

O termo, tirado da matéria da Cynara Menezes na Carta Capital dessa semana, foi usado por Fulano de Tal e quer dizer que o eleitor, de tão perdido em meio à mistura de siglas e composições partidárias, que fazem com que um candidato a presidente possa transitar em três palanques diferentes em alguns estados, acabe fazendo composições como Dilma para presidente e Anastásia, do PSDB, para governador em MG.

Sim, isso vai acontecer muito Brasil afora. Até porque o brasileiro, há tempos (mas acho que não sempre, considerando República Velha e tal), não vota no partido, mas no candidato. Se eles são todos iguais e tanto faz votar no PV ou no DEM são outros quinhentos, mas o fato é que há uma falta de identificação partidária muito grande. Falta de programa, de ideologia. Não apenas entre os diferentes partidos, mas entre o mesmo partido em diferentes estados. Um exemplo usado na revista é a Marina Silva e o Gabeira, dois verdes completamente diferentes.

O PT. Aquela coisa de Dilma subindo em palanque de petista, peemedebista, pedetista, democrata, verde, socialista, comunista… Tudo que existe por aí, menos PSDB, PSOL e PSTU (eu acho). O PT mesmo é muito diferente aqui, no Norte, no Sudeste, no Nordeste. Acaba que o eleitor não identifica o candidato com uma ideia já preconcebida do partido. Aquela cara é que tem que convencer que merece ser votada, não o programa por trás da cara. Mesmo que haja um programa, ele se anula diante das articulações que vemos por aí.

O resultado é essa mistureba indefinida, aprogramática, que prejudica a democracia e o país.

A mistureba do bufê eleitoral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s