Estadão se rebaixa para bater no PT e na UNE

Dessa vez não é uma questão de posicionamento político. O Estadão perdeu a compostura.

Criticar a indenização à União Nacional dos Estudantes em função de sua destruição durante a ditadura poderia até ser legítimo, questão de opinião, embora divergente da minha. Denunciar uma possível promiscuidade entre UNE e governo federal seria até jornalisticamente saudável, desde que contendo provas.

Pois o Estadão fez as duas coisas, mas de forma baixa, e sem as tais provas, em seu editorial de ontem. Acusou o governo de dar um jeitinho, contornar a lei para favorecer aliados. E logo, depois de dizer isso, fala que o primeiro passo foi reconhecer “a responsabilidade da União na destruição do prédio da entidade”. Mostra como se fosse um presente de Lula à UNE um reconhecimento que o próprio Estadão fez, no texto em questão, no parágrafo anterior.

Mas o mais grave vem depois. O jornal desqualifica a UNE quando diz que ela sobrevive em função de “boquinhas que conquistou nos dois mandatos do presidente Lula”. Juro, o termo está lá, com todas as letras, em uma linguagem que eu não esperaria de um jornal como o Estadão: sisudo, sério, responsável. Mas só quando convém, nota-se.

O objetivo da coisa toda logo fica claro pra quem ainda não tinha percebido: acusar o governo Lula, que teria “cooptado” os movimentos sociais e qualquer tipo de entidade ligada às centrais sindicais.

É engraçado que o Estadão critica o governo por tirar a legitimidade daquilo contra o qual o jornal briga desde sempre. O Estadão é claramente contrário à luta dos movimentos sociais, como sempre o demonstrou. Se eles tivessem de fato perdido sua credibilidade, o jornal estaria dando pulinhos.

Resumindo: a função toda não faz o menor sentido.

Estadão se rebaixa para bater no PT e na UNE

Um comentário sobre “Estadão se rebaixa para bater no PT e na UNE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s