Não é tudo farinha do mesmo saco

No fim das contas, não dá pra negar que a realidade suplantou ideologias. Mas não nos enganemos, entre partidos e políticos não é tudo a mesma coisa, como querem fazer crer os que nunca tiveram ideologia nenhuma, inclusive parcela da mídia. A realidade suplantou-as, mas não as aniquilou.

As tais das elegibilidade e governabilidade orientam políticas de alianças. Em alguns casos, apenas pela sede de chegar ao poder. Em outros, ainda que torpes, as alianças servem à concretização de um projeto político. E há ainda o oportunismo puro e simples dos que só querem um carguinho no governo, seja qual for. Esses conseguem ser ainda mais medíocres.

De forma bem genérica, encaixo o PT nacional entre aqueles que coligam para viabilizar um projeto político. O PMDB é o exemplo clássico de sede de poder, o que sempre está em todas. E o oportunismo pragmático barato é muito bem representado pelo PTB. Claro que entre todos os casos há exceções, e outros partidos não citados também se encaixam à perfeição em alguma das descrições feitas. Esses são apenas os exemplos mais marcantes.

Então, mesmo que absolutamente criticáveis, alianças políticas infelizmente fazem parte do jogo, até que uma reforma no sistema político brasileiro torne a brincadeira mais séria e possibilite governar com base em ideias, em programas, e não em troca de interesses.

Mas claro, de nada adiantará tudo isso sem um investimento maciço em educação, para que os votos sejam também eles baseados em ideias, destinados a programas e propostas, não a rostos que se perdem no meio da multidão e que são esquecidos em poucos meses.

A democracia, essa jovem fragilizada e vilipendiada de 25 anos, agradece.

Não é tudo farinha do mesmo saco

4 comentários sobre “Não é tudo farinha do mesmo saco

  1. luizmullerpt disse:

    O projeto que estamos implentando fez parte da Utopia construida em nossos sonhos juvenis. Para o povo brasileiro um mundo novo esta em construção. A Ideologia continua sendo implementada, mas não só nos sonhos juvenis e sim na dura realidade com a qual nos defrontamos no dia a dia. O PT faz parte desta utopia. E o povo sabe. Por isto, dos cidadãos e cidadãs que apóiam e simpatizam com algum partido, 30% são PT; o PMDB vem em 2º com 7% e o PTB não aparece na conta. O povo sabe dos nossos sonhos, só que nos mostra a forma de construí-lo no dia a dia da realidade.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s