Iniciativas que trazem dignidade expostas no Cais do Porto

Sim, é muito bom conhecer os produtos do nosso país. Muita coisa a gente nem conhece, nunca nem ouviu falar. Degustar vinhos, experimentar comidas, se encantar com o colorido das flores.

Mas o mais bacana da Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária | BRASIL RURAL CONTEMPORÂNEO , é conhecer pessoas. Como o seu José, quarta geração de produtores na fazenda da família, em Minas Gerais, que agora vende queijo para a França. Ou a agricultora que planta praticamente só pimenta em uma pequena fazendo onde trabalham apenas ela e a irmã. E elas vivem disso.

É muito bacana ver o governo incentivar essas iniciativas. Não só através de crédito, permitindo que existam essas “chácaras”, como chamou a produtora de pimenta, mas pela divulgação do trabalho, que o valoriza. O pequeno agricultor se sente importante, seu produto chega a lugares que ele nunca imaginara. E cada ano em um lugar diferente do país (começou em Brasília em 2004 e ano passado foi no Rio de Janeiro).

Só na feira que está acontecendo de hoje até domingo (13 a 16) no Cais do Porto, em Porto Alegre, são mais de 350 expositores de todas as regiões. A cada banca, uma história, uma vida. Que traz a Porto Alegre gastronomia, música, moda, artesanato, cultura, flores, vinhos, cachaças, cervejas artesanais, produtos orgânicos.

Olha, é no mínimo (mas no mínimo mesmo) interessante de se conhecer. Sem contar que é tudo muito bem organizado, bonito e gostoso.

Acompanhe também em:

Brasil autogestionário
Centro de Estudos Ambientais (CEA)
– Fotógrafo Eduardo Seidl (Sul 21)

Aqui, a programação.

Iniciativas que trazem dignidade expostas no Cais do Porto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s