Record News desperdiça oportunidade de fazer grande reportagem

O Câmera Record News que foi ao ar às 23h dessa quarta fez uma reportagem completa direto da China, sobre a política do filho único, e conseguiu, depois de todo o investimento, levantar a tampa do vaso, jogar tudo dentro e puxar a descarga. As informações foram tão misturadas que coisas que efetivamente acontecem, e fazem sentido dentro do contexto, se tornaram contraditórias.

Logo na apresentação, o jornalista Eliakim Araújo afirma que “a cada vez que uma mulher fazia um ultra-som e descobria que esperava uma menina, cometia o aborto”. Não só como se fosse a grande maioria, mas como se o aborto acontecesse em todos os casos, sem exceções. Torna-se difícil entender como, então, há ainda mulheres na China.

Mas tem mais. Depois, a reportagem citou a existência de seqüestros de crianças. Logo imaginei que os meninos, tão cobiçados, eram raptados. Não, eram as meninas. Depois se falou no roubo de meninas para que houvesse noivas para os rapazes. Mas não houve explicação para o sequestro de bebês do sexo feminino.

Ainda mais uma. A narração afirmou que, “para garantir a política de um só filho por casal, máquinas de ultra-som foram distribuídas pelo país”. Isso definitivamente não faz o menor sentido, ainda mais porque em seguida afirmaram que é proibido informar o sexo da criança à mãe, para que ela não queira tirar o bebê caso descubra que não terá um filho, mas uma filha.

O texto era fraco, cheio de incongruências. Um desastre. Podia ter sido uma bela reportagem, completa e aprofundada; o tema permitia. E pensar que é esse nível de jornalismo que é capaz de representar algum tipo de ameaça à hegemonia da Globo.

Record News desperdiça oportunidade de fazer grande reportagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s