Resistência à mídia conservadora: “América Latina ainda é basicamente audiovisual”

As iniciativas estatais em televisão, que não necessariamente são chapa-branca, são uma opção para fugir da pressão conservadora da mídia. A opinião é do jornalista Mário Augusto Jakobskind, que lançou o livro A América que não está na mídia essa semana em Porto Alegre e Pelotas (aqui o primeiro post sobre o lançamento) e louvou a criação da TV Brasil. “Seu mérito não é o enfrentamento, mas abrir um canal para sair da mesmice”, e afirma que um governo tucano será um retrocesso no incipiente processo da TV pública brasileira.

Não deu pra evitar a pergunta: e a internet? É uma alternativa de resistência? Jakobskind acha que sim, mas não se empolgou muito na resposta. Acha que ainda é uma faixa restrita, porque, embora 60 milhões de pessoas tenham acesso a ela de alguma forma, os mesmos grupos que controlam o resto da comunicação também controlam a internet. Isso sem contar que a “América Latina é uma região basicamente audiovisual”, ou seja, a resistência ainda se dá prioritariamente na radiodifusão.

Por fim, um tema polêmico, o diploma. Jakobskind defende a exigência, por um motivo: “não se exigir vai fazer com que o patronato dê mais as caras, através da desregulamentação, uma exigência do neoliberalismo para todas as profissões”. Mas ressalva que isso não garante a qualidade do conteúdo produzido.

A luta pela democratização na comunicação, por abrir espaços na mídia conservadora, é uma batalha de todos os cidadãos, para o jornalista. “Sem isso, vamos morrer na praia e ficar sempre sob controle do capital.”

Resistência à mídia conservadora: “América Latina ainda é basicamente audiovisual”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s