Candidato a vice-governador foi anunciado pelo Twitter

Hoje o cenário da política gaúcha tomou definitivamente o seu rumo. PSB e PC do B aderiram à campanha de Tarso Genro (PT), e definiu-se Beto Grill (PSB) como vice na chapa.

Mas não quero falar das consequências políticas. Quero falar da relação com o eleitor. O anúncio do nome de Beto Grill foi feito pelo colega de partido Beto Albuquerque. Pelo twitter.

Antes dos jornalistas, antes da imprensa tradicional poder pensar em divulgar em primeira mão, um político o fez. Talvez por uma certa ansiedade, um pouco de pressa. Mas vejo como uma coisa positiva. Diminuindo os intermediários entre a notícia e a sociedade, me parece que a relação fica mais democrática. As chances de a mensagem se deturpar no meio do caminho diminuem. É como um boato, que vai aumentando à medida que vai passando de boca a boca. Quanto menos gente houver entre a fofoca inicial e o destinatário final, mais fiel ela vai ser.

O jornalista passa a repensar seu papel. A Rosane de Oliveira, por exemplo, apenas retwittou o que disse Beto. Um pouco depois, o deputado Elvino Bohn Gass comentava através do serviço de microblogs, sem intermediários. A Zero Hora deu uma nota curta, informando que o vice tinha sido anunciado pelo Twitter. Só.

Como lidar com a notícia daqui para a frente? O leitor está opinando pelas redes sociais o tempo todo, está mais próximo da notícia. Tanto da notícia em si, que perde sua aura de inantingível quanto da transmissão do fato, através de envio de vídeos, fotos, sugestões, pautas. Um pouco parte da notícia, um pouco repórter, um pouco leitor. A transformação transforma cada parte do processo em um híbrido, com uma mistura de funções. As definições de quem faz o quê estão mais difusas.

O desafio é lidar com isso. Mas, se vem pro bem, que venha logo. A gente que se vire.

Para ler mais:

A nota de Zero Hora.

Twitter:

@BetoAlbuquerque
@rosaneoliveira
@Beto_Grill
@BohnGass

Candidato a vice-governador foi anunciado pelo Twitter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s