Esquerda tem ideias parecidas, mas fragmenta a luta

Engraçado. Meu contato maior é com o pessoal do PT. Sei que tem uma galera no partido articulada para impedir a venda do terreno da Fase, ou seja, a aprovação do Projeto de Lei 388/09, do governo Yeda. Mas esses dias acabei meio sem querer entrevistando um cara do PSOL sobre o mesmo assunto. As posições são rigorosamente as mesmas.

A visão de mundo parte de uma perspectiva mais humana, que vê a natureza como parte importante da preservação da vida. Não só da vida das plantas ou dos animais, nem apenas da vida dos humanos. Mas da vida de um modo geral, de forma harmônica, portanto saudável.

Tanto o PT quanto o PSOL enxergam a necessidade de interação porque – e a frase vem exatamente igual por todos os lados – não estamos sozinhos no planeta. O terreno da Fase aparece como um resquício de natureza na megacidade concretada, um lugar para respirar.

Entendo tudo isso, e concordo com absolutamente tudo, sem tirar uma vírgula. Só não entendo uma coisa: por que a esquerda tem que se separar para fazer a mesma luta? A entrevista com o dirigente do PSOL fiz para um sindicato coordenado por filiados do partido. Pediram-me que a fizesse porque outros sindicatos estavam cobrindo isso e eles não podiam perder a disputa. Os outros sindicatos eram do PT.

Não tenho agora como objetivo dizer que um é melhor que o outro. Só queria entender porque militam separados se é óbvio que teriam mais força juntos.

Esquerda tem ideias parecidas, mas fragmenta a luta

2 comentários sobre “Esquerda tem ideias parecidas, mas fragmenta a luta

  1. Rafael Batista disse:

    quem é vice do pt?
    o pmdb, o josé sarney….
    no rio, quem é da base do governo lula??
    sérgio cabral, que assassina muita gente com a sua policia…

    esses dois exemplos mostram que o PT se alia com quem for em nome da governabilidade…

    claro que se for em uma causa em que tenhamos acordo, não tem porque não nos aliarmos, mas nos aliar a quem explora e mata o povo, nunca

    por isso que sou do PSOL e não do PT(espero ter ajudado a responder a pergunta sua pergunta)

    Curtir

  2. Oscar Inzulza disse:

    Historicamente, aqui no Brasil ou em outros países a esquerda tem vocação para tropeçar ela propria e se fragilizar, com isso abre espaço para os adversários. Fica evidente que os militantes de esquerda somente se unem quando estão sendo perseguidos, banidos, presos atrás das grades, torturados, mortos e enterrados em vala comum. Portanto sempre haverá espaço para que alguns defendam suas idéias com doses de anarquismo e histerismo, é o fogo amigo dando margem para que a direita ataque os governos de esquerda, fortalecendo com isso os argumentos que os reacionários utilizam para desmoralizar, ofender, menosprezar o que faz, por exemplo o governo Lula.
    Oscar Inzulza – 07 de junho de 2010.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s