PT tem simpatia de um terço dos brasileiros

A última pesquisa do Ibope é impressionante. Dizer que o PT tem quase um terço da preferência dos brasileiros parece não ser muito significativo. Mas na comparação com outros partidos os números fazem mais sentido. E apresentam uma força que o dado inicial, de 29%, não aparenta. O PSDB, cujo candidato está ali ali nas pesquisas com a petista Dilma, tem 6% da simpatia do eleitorado. O DEM, 1%. E mais, na última pesquisa desse tipo, realizada há uns dois anos, a preferência pelo PT ficava nos 23%.

O mais impressionante é esse crescimento ter se dado apesar da campanha da mídia, que não é de hoje, mas se intensificou nos últimos tempos. Especialmente no RS, com uma imprensa que chega a ser cruel. E tem nome. A RBS monopoliza a comunicação e faz campanha intensa contra o PT, há tempos. Foi de onde derivou um anti-petismo tão arraigado, como não se vê em nenhum outro lugar.

Mas não adianta. Quando a coisa dá frutos, eles aparecem, ainda que todos ao redor tentem escondê-los. E sabe por que esse resultado? Porque junto com ele vêm outros números do Ibope. Hoje 18% veem fome e miséria como grandes desafios do país, contra 31% em 2006. A falta de emprego preocupa 33%, bem menos que os 41% de quatro anos atrás. E tudo isso apesar de o título da matéria do G1 ser “Ibope revela preocupação do eleitorado com a violência”.

PT tem simpatia de um terço dos brasileiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s