Lula erra o tom do discurso e a Globo aproveita

A Globo teve a oportunidade de escolher o trecho que mostraria no Fantástico da fala de Lula na convenção que oficializou a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República ontem. E não a jogou fora. Não podia selecionar nada escancaradamente negativo, mas não tinha interesse em valorizar demais o presidente e a candidata.

Mas convenhamos, o Lula foi generoso e contribuiu na decisão. Se por um lado ele sabe que tem de dizer aos eleitores que votar em Dilma é como votar nele, que na prática é a mesma coisa, por outro seu discurso foi extremamente prepotente. Errou o tom. Talvez tenha sido só no trechinho mostrado na Globo, mas o momento era importante demais para errar em qualquer segundo que fosse.

Lula valorizou-se demais, mostrou um ego do tamanho de um bonde e acabou, com isso, minimizando a relevância de Dilma no processo. Enfatizou que é a primeira vez que o eleitor não vai encontrar o nome do metalúrgico na cédula, e que o vazio vai ser sentido na hora do voto. Dilma seria a responsável por preencher esse vazio. Ou seja, já que não pode ser candidato, que a lei não permite, escolheu um tampão.

Não acho que Dilma seja só isso, embora ela realmente não chegue perto da capacidade de liderança de Lula. Acho que ela é, como o PT vem insistentemente declarando, uma excelente gestora, extremamente competente. Mas não foi isso que Lula disse. No discurso dele de hoje, Dilma seria um tapa-buracos. Dessa vez, não cometeu nenhuma gafe linguística, mas errou feio o presidente.

————

Já a Folha conseguiu quase dar mais destaque ao suposto dossiê fabricado pelo PT do que ao lançamento da candidatura propriamente dito, e usando palavras fortes, valorizando muito mais a opinião da oposição por conta do impacto dessas palavras. Destacou bastante outros candidatos, diminuindo o espaço da petista. Vamos bem com essa imprensa…

Lula erra o tom do discurso e a Globo aproveita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s