Berfran Rosado como símbolo da promiscuidade eleitoreira

Os jornais gaúchos anunciam hoje o nome de Berfran Rosado como vice de Yeda na candidatura à reeleição ao governo do Estado. Proponho um exercício de memória. Nem precisa muito esforço, basta voltar dois anos no tempo.

Nas eleições municipais de 2008, Porto Alegre tinha três candidatas mulheres. Todas da esquerda, dividida, pra variar. Uma delas corria pelo PC do B. Um nome jovem, que ocultava mais do que mostrava sua sigla comunista.O nome do vice de Manuela D’Ávila era Berfran Rosado. O partido de Berfran continua o mesmo, o PPS que se diz socialista, mas é hoje um guarda-chuva de nomes alinhados muito mais à direita do que a esquerda. Um partido sem definição ideológica clara, que circula tranquilamente do PC do B ao PSDB, como vemos hoje.

O PSDB é a sigla de Yeda, de Serra, de FHC. Da defesa do mercado frente ao Estado. Do neoliberalismo. Berfran é vice da candidata mais anti-trabalhadores que poderia haver, depois de ter posado ao lado da Manuela, que em 2010 apoia, com seu partido, o candidato do Partido dos Trabalhadores. Contra-senso? Alguém diria que é política.

Para mim, falta de ideologia. Promiscuidade. De um, de todos. Berfran é só um símbolo.

Apoio a pré-candidatura de Tarso Genro ao governo do Estado. Ainda acho que preserva um tanto de integridade, diante dessa mistura de siglas, de conceitos mal apropriados. Misturas que repudio, sejam as de direita ou as de esquerda. Se é que esses conceitos ainda classificam essas siglas.

————–

– Nas fotos, Berfran ao lado de Yeda (PSDB), Manuela (PC do B) e Mano Changes (PP).

– A ficha de Berfran no Transparência Brasil denuncia baixíssima assiduidade, ainda menor atividade parlamentar, processos judiciais e afins.

Berfran Rosado como símbolo da promiscuidade eleitoreira

Um comentário sobre “Berfran Rosado como símbolo da promiscuidade eleitoreira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s