Ibope confirma tendência de importantes conquistas para o PT

Pesquisa realizada pelo Ibope entre os dias 10 e 15 de junho e divulgada hoje confirma a tendência que venho defendendo há tempos: a menos que aconteça uma reviravolta na política gaúcha, Tarso será o novo governador do RS. Detalhe: ainda não encontrei a notícia nos veículos do grupo RBS.

Tem gente que aposta que Yeda está crescendo e que a tucana vai para o segundo turno no lugar de Fogaça. Os 11% de intenções de voto detectados pela pesquisa para a governadora tornam difícil de acreditar. Sinceramente, acho que o Ibope não manipularia os resultados nessa direção.

De resto, Tarso desponta com 37%, razoavelmente longe dos 30% de Fogaça, até mesmo se considerarmos a margem de erro de três pontos percentuais. Yeda nem chega perto, como vemos.

No segundo turno, ela nem é considerada na pesquisa. O cenário divulgado é entre Tarso e Fogaça, e amplia a diferença. O petista fica com 47% contra 39% do candidato do ex-prefeito.

Os números não comprovam ainda, porque só a urna é capaz disso, mas indicam tendências fortes. Quarta-feira foi a vez de Dilma despontar na liderança de uma pesquisa CNI/Ibope. Sem reviravoltas, aposto minhas fichas em uma possível eleição da candidata de Lula ainda no primeiro turno (ainda mais com a chapa puro-sangue-sem-Aécio tucana). No segundo, já é praticamente certo.

E no RS o franco favorito é Tarso Genro. Daqui a dois anos, talvez se realize o sonho ainda não atingido pelos petistas gaúchos, de ter um presidente, um governador e um prefeito petistas. Levando ainda Caxias do Sul e Pelotas, o cenário se completa.

Já que é época de Copa do Mundo e estou aqui reforçando meus palpites, faço-os também para o Senado. Digo sem muito medo de errar que o Rigotto vai chupar o dedo, como fez na última vez que se candidatou a governador e não foi nem para o segundo turno. Minha aposta vai para Paulo Paim e o nome que carrega a RBS na campanha, Ana Amélia Lemos. Que diferença faz ter o apoio dessas três letrinhas aí…

Ibope confirma tendência de importantes conquistas para o PT

3 comentários sobre “Ibope confirma tendência de importantes conquistas para o PT

  1. Cleberson Silva disse:

    Mesmo aprovando o governo Yeda, torço que ela não vá para o segundo turno contra o Tarso, pois nesse caso ela perderia de lavada.
    Já contra o Fogaça, provavelmente o Tarso esbarraria no teto de votos do petismo no estado, que desde 2002 não elege mais ninguém para cargos relevantes, só umas prefeituras de interior.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s