Serra, TV Cultura e o silêncio da ANJ e da Abert

Muito bonito o papel da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Quando alguma coisa toca nos interesses das grandes empresas que controlam nossas imprensa, a condenação é imediata e veemente (aqui um belo exemplo). Nesses casos, recorrem à liberdade de imprensa, mesmo quando esse argumento é usado para tolher a voz dos sem poder.

Agora, quando interesses realmente poderosos são afetados e medidas drásticas, realmente truculentas e que ameaçam a liberdade de imprensa são tomadas, aí a ANJ e a Abert quase nos ensurdecem com seu silêncio. É o caso da TV Cultura de São Paulo, acusada de punir dois jornalistas por questionarem o posicionamento do ex-governador paulista e candidato a presidente pelo PSDB, José Serra.

Sabe-se que Serra tem muita influência dentro da emissora. Coincidentemente, Heródoto Barbeiro e Gabriel Priolli foram afastados de suas funções logo depois de gerar uma saia justa para o tucano em um tema que lhe é caro e sensível: pedágios. Para variar, os blogs tomaram a dianteira e estão denunciando os casos, diante da falta de reação das entidades que deveriam investigar o acontecido.

Além dos veículos alternativos, quem procurou fazer alguma coisa foi um diretamente interessado, e portanto suspeito, o PT, adversário de Serra, que planeja entrar com representação no Ministério Público Eleitoral pedindo investigação.

Claro que não há provas de que o afastamento de Barbeiro e Priolli estejam ligados ao ex-governador, mas os indícios são tantos que, se uma coisa não estiver relacionada à outra, elas certamente fazem parte de uma trama do Manoel Carlos. É a única explicação razoável para tantas coincidências.

———–

Luis Nassif relata o caso aqui.

Serra, TV Cultura e o silêncio da ANJ e da Abert

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s