Twitteiros do mundo, uni-vos!

Tarso falou pouco durante a #caravanadigital. Afinal, o astro era o Marcelo Branco e o professor era o Vitor Necchi. Falou poucas palavras, mas disse muito. Exatamente a linha que eu queria ouvir de alguém que disputa o governo do meu estado, que entende que só há democracia com comunicação livre. Abriu à perfeição o espaço para Marcelo falar sobre as ferramentas digitais como um espaço de empoderamento do indivíduo.

Democracia

“Estamos em um novo patamar democrático e em uma nova crise da democracia, reerguendo consciências em busca de novas utopias. Ou melhor, de reconstruir utopias. De buscar igualdade, solidariedade, justiça, liberdade.” A liberdade que Marcelo Branco depois tanto enfatizou que precisamos disputar na comunicação digital.

Essa crise de valores da democracia tem uma relação profunda com o controle, a manipulação e a seletividade da informação. “O Estado é cercado por um conjunto de instituições privadas de poder que controlam e manipulam informações e oprimem consciências.” Se queremos construir o futuro, temos que nos organizar e responder a isso.

Comunicação para resgatar valores democráticos

A Caravana aparece, então, como um espaço de “desalienação das consciências para que exerçam sua liberdade”. É uma forma de se organizar socialmente para montar estratégias. Estratégias que horizontalizem a comunicação. Que democratizem. Que busquem valores talvez antigos, talvez burgueses, mas importantes, essenciais para qualquer democracia.

É para enfrentar esse controle, essa manipulação que o futuro governador do RS brinca, de forma muito séria:

“Twitteiros de todo o Rio Grande e de todo o mundo, uni-vos!”

Twitteiros do mundo, uni-vos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s