Uma nova ideia para remunerar boas ideias

Não ganharíamos a vida com a grande ideia de Peter Sunde, o criador do Pirate Bay, mas já ajudaria. É bastante simples: leu, viu ou ouviu alguma coisa na internet, achou bacana, tem grana sobrando e acha que a criatura que fez o texto/vídeo/áudio/o que for merece uma recompensa, é só pagar. Não sabe como? A invenção da vez é justamente pra resolver esse problema.

Não significa cobrar sempre pelo conteúdo, como se faz com cds, dvds, jornais. A doação é voluntária, só faz quem pode e quer. E custa pouco.

A ideia

Assim como aqueles ícones de compartilhamento do Twitter, Facebook, Orkut, um botão do Flattr (o nome do negócio)  entraria junto a cada material. Quem quiser, cria uma conta e deposita uma grana, de onde vai descontando cada vez que clica no botão do Flattr ao lado de cada conteúdo.

Em seu site, é descrito dessa forma: “Flattr é uma plataforma social de micro-pagamentos que deixa você mostrar seu amor pelas coisas que você gosta”. Bonito até.

Na verdade, não vai mudar a forma de lidar com a internet. Não é uma revolução que vá permitir a criação de conteúdo de forma livre, impedida pela falta de tempo dedicada a outras atividades que deem retorno financeiro. Serve muito mais como um estímulo para quem já produz material na rede de graça, para que não abandone seu projeto, não deixe de produzir. Em vez de não ganhar nada, tiro uns trocos. Não é muito, não me sustenta, mas é alguma coisa. Afinal, quanta gente de qualidade deve deixar de produzir por desânimo…

Já existe em lugares da Europa e faz algum sucesso na Alemanha.

————-

A informação é da coluna Tecnologia da Carta Capital dessa semana, edição 605.

Uma nova ideia para remunerar boas ideias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s