Impressionante retrato da China capitalista

Tive que recorrer mais uma vez ao roubo de conteúdo alheio, mas acho que o Cristóvão Feil pode me perdoar. É que a imagem que hoje ilustra seu Diário Gauche é mesmo impressionante:

Cedo da manhã, o tráfego intenso atravessa a ponte Huanhuayuan, no município de Chongqing, sudoeste da China, em 28 de julho de 2010. O fotógrafo quer mostrar também o fenômeno da expansão explosiva da construção civil e a verticalização das cidades chinesas.

A produção de carros na China, em 2010, será superior a 15 milhões de unidades. O país já é o maior mercado mundial de automóveis.

Como a mão-de-obra está alcançando o limite de ocupação plena, sobe o custo do salário formal. Por conseguinte, aumenta a organização sindical dos trabalhadores, por ora, somente por vantagens econômicas. Logo mais adiante, não se pode prever quantos anos, a luta meramente salarial deverá alcançar a esfera política, contra o mal denominado Partido Comunista, e sua vastíssima e complexa rede de burocratas do regime de capitalismo estatal. A ver.

Foto: Olli Geibel/AFP

Impressionante retrato da China capitalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s