#blogprog: Programação diversificada fortalece a blogosfera

Se a discussão política e ideológica é importante para ajudar a fortalecer a rede de blogueiros e a comunicação contra-hegemônica, o #blogprog tem importância também pelas dicas técnicas. Ajudar com as ferramentas de blogagem, twittagem, facebookagem e afins faz com que tenhamos maior qualidade e segurança para ampliar essa rede.

Uns quantos blogueiros já têm uma estrutura mais consolidada, menos amadora. É mídia alternativa, mas bem feita, com aplicativos, alguns bem profissionais. Mas outros tantos são blogs pequenos, com dificuldade de incrementar sua plataforma. Veem-se limitados na disseminação de conteúdos em função disso e mais suscetíveis a problemas de segurança. Fora isso, muito poucos dominam as questões legais e que implicações podem ter os conteúdos que publicamos.

Apresentando dicas técnicas e jurídicas, o #blogprog deixa de ser apenas um encontro político e ganha uma utilidade maior. Túlio Viana, advogado, deu orientações para não cairmos na tentação de injuriar, caluniar ou difamar (é feio, né) e para se defender de possíveis processos que venhamos a sofrer. A união dos blogueiros colabora muito.

Maria Fro falou sobre Twitter. Pra quem não tem intimidade com a ferramenta, é ótimo, porque amplia bastante as possibilidades, através da microblogagem e da disseminação do conteúdo dos blogs. Foram especialmente úteis, pena que por tão pouco tempo, as dicas de Guto Carvalho e Emerson Luis sobre as ferramentas do wordpress. Aliás, disponibilizem aí 😉

Ou seja, apesar de alguns probleminhas, o #blogprog foi muito feliz na montagem da programação, fazendo com que esse encontro frutifique, tenha consequências práticas, no campo político-ideológico e no campo técnico-burocrático, que é mais chato, mas importante para dar mais eficiência à resistência política.

#blogprog: Programação diversificada fortalece a blogosfera

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s