As eleições e o dinheiro jogado fora

Encerrar a corrida eleitoral no primeiro turno, elegendo Dilma presidente e Tarso governador, seria uma vitória política estrondosa para o PT. Mas, indo além, seria uma baita economia. De dinheiro, de tempo, de saúde de quem está na campanha. Não importa de onde vem o dinheiro, importa que o investimento feito em campanhas eleitorais é inútil. É uma baita grana em papel, jingle, equipe para fazer material, tudo que é tipo de material, adesivo, cartaz, aluguel de comitê. Pra quê? O que, no fim das contas vai servir para um governo ser bom ou ruim?

Com um turno a menos, é menos dinheiro no lixo. Acho o segundo turno válido, em nome da democracia. Acho justo. O problema é a forma como as coisas se estabelecem ao redor das eleições.

E a minha crítica tampouco se dirige aos partidos, que estão gastando na campanha desse ano e nas últimas. Se eles não entrarem nesse jogo, não se elegem, não adianta. A crítica vai à forma como as coisas se constituem. Essa é uma deturpação da democracia representativa, que acontece no mundo inteiro e que eu, sinceramente, não sei como resolver. Mais educação talvez ajudasse, tornando as pessoas menos dependentes de santinhos e mais conscientes de seu voto, mais focadas nas propostas e menos sujeitas a jingles. Talvez.

Uma alternativa para a proporcional, e não para a majoritária, é o voto em lista. O partido apresenta uma lista fechada de candidatos a deputado e o eleitor vota em todos os nomes que ali estão. Favorece um projeto no lugar de uma figura. Despersonaliza a política, discutem-se ideias, programas.

As eleições e o dinheiro jogado fora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s