Família Rigotto tenta asfixiar Jornal Já e Elmar Bones

O Jornal Já resiste há anos com um orçamento minguado e uma equipe pequena. Ainda assim, conseguiu produzir excelente conteúdo e inclusive denunciar casos maiores de corrupção. Já faz mais de uma década que publicou matéria alertando para a corrupção cometida pelo irmão de Germano Rigotto, ex-governador e agora candidato ao Senado pelo PMDB.

O irmão, Lindomar, morreu de forma suspeita e não pode falar por si. Ele foi acusado pelo Já de participar ativamente da maior fraude da história gaúcha até então, na CEEE durante o governo Simon, que causou um prejuízo de 840 milhões de reais. Assim, sem usar o nome do Rigotto mais famoso, a mãe da dupla entrou na Justiça contra o jornal, cujo dono e editor é um baita jornalista gaúcho, Elmar Bones.

O Já perdeu sua sede, uma casa no bairro Bom Fim, e hoje atua a partir de uma sala na Associação Riograndense de Imprensa, um prédio antigo sobre o lindo viaduto da Borges de Medeiros (n° 915), em Porto Alegre. É ali que Elmar trabalha em meio a seus papéis e livros e onde se dará o protesto que vem sendo organizado.

O auditório da ARI abriga neste sábado (11 de setembro!), às 10h, o Comitê Resistência Já.

Por causa da ação da família Rigotto, Elmar teve sua conta bancária bloqueada e o Já corre o risco de deixar de existir, por não ter como se manter.

Mais do que asfixiar um jornalista e um jornal, o bloqueio das contas é uma forma de intimidação à imprensa. Quem vai querer correr o risco de publicar qualquer denúncia, ainda que com bases sólidas, podendo ser processado e empatar com uma baita grana?

————-

Aqui, entrevista de Elmar a Paulo Henrique Amorim.

Aqui, artigo de Luiz Claudio Cunha no Observatório da Imprensa.

Foto de Andréa Graiz.

Família Rigotto tenta asfixiar Jornal Já e Elmar Bones

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s