As maracutaias no governo gaúcho e o silêncio da imprensa

Walney Fehlberg foi demitido hoje. Não lembra quem é? Ah, claro, ninguém mais fala nele. O ex-diretor de Marketing do Banrisul, o banco dos gaúchos, foi preso semana passada, junto com dois diretores de agências de publicidade, com o equivalente a R$ 3,4 milhões em dólares, euros, libras e reais por não conseguirem explicar sua origem. Já foram todos soltos, mas a fraude, que diz-se chegar a R$ 10 milhões em superfaturamento, ainda não foi explicada.

O Ministério Público Estadual e o Ministério Público de Contas podem até estar dando prosseguimento à Operação Mercari, mas a imprensa, à exceção louvável do Sul 21, parece ter esquecido que o superfaturamento ficou no ar e que ainda precisamos de esclarecimentos.

A fraude aconteceu na gestão de Fernando Lemos, do PMDB, afilhado político de Pedro Simon e processado por gestão temerária do banco.

Quem assumiu o lugar de Fehlberg foi Ildo Musskopf, ex-gerente da Agência Parcão.

—————-

Enquanto isso, descobre-se que jornalistas, principalmente do Grupo RBS, tinham 10 senhas para acessar informações sigilosas de forma privilegiada. A imprensa faz silêncio. Assim como se omite de insistir, perguntar, investigar, questionar, desconfiar de quem é o mandante do esquema de arapongagem promovido pelo governo do estado do Rio Grande do Sul. O sargento César Rodrigues de Carvalho foi solto hoje, mas ficou preso vários dias. Sozinho. Mas parece que ninguém quer ver que a senha usada por ele para chegar às informações descobertas pelo promotor Amílcar Macedo era de uso exclusivo de altos escalões. Quem foi o alto escalão que a passou para o sargento?

O sargento ganhou a liberdade mesmo sem nada no quadro mudar. Talvez porque, se ficasse preso, não ganharia nada em manter a boca fechada. Era preciso dar uma contrapartida para que o bode expiatório do governo gaúcho continue sendo praticamente o único culpado (o tenente coronel Frederico Bretschneider Filho também foi apontado no esquema e afastado do cargo), sem delatar os mandantes, os interessados nas informações obtidas.

As maracutaias no governo gaúcho e o silêncio da imprensa

9 comentários sobre “As maracutaias no governo gaúcho e o silêncio da imprensa

    1. Ismael disse:

      Fernando,

      Esse mesmo. O partido que por anos foi aliado da direitalha. O partido, que não tenha dúvida, vai querer ser governo com quem vencer.

      Lembrando que o estado é governado pelo PSDB, e todos envolvidos estão subordinados oficialmente a ele. Inclusive o alto escalão da brigada, que habita o palácio.

      Curtir

  1. Antonio disse:

    Até onde você é de esquerda? Esquerda, esquerda mesmo (comunista), ou esquerda pmdbista? Contra direito de propriedade, iniciativa privada, a favor de bolsa familia e emprego público? Contra agricultores com grande extensão de terra, que plantam e trazem riqueza e emprego para este país? Contra banqueiros? Contra médicos, dentistas que cobram consultas? Contra industriais? A favor de Fidel Castro e de Hugo Morales? Por favor, me descreve a tua esquerda. Eu gostaria muito de saber e talvez compartilhar dela. Só não esqueça,que todos líderes de hoje em dia vieram da antiga esquerda. (farinha do mesmo saco). Grato

    Curtir

    1. Antonio, se puderes, gostaria de te pedir que da próxima vez que deixares comentários no Somos Andando, te identificasses, com teu sobrenome. E, se não for pedir muito, gostaria que, para responder tuas dúvidas, desses uma circulada pelo blog. Além de ler os posts e tirar tuas próprias conclusões, pois meu posicionamento está bem claro neles, tenho uma sessão em que falo de mim, uma em que falo do blog e outra que falo o que penso sobre o jornalismo, que tem muita relação com o que penso sobre política. Se depois disso continuares insatisfeito, achando que não tiveste todas as respostas – o que não acredito – podes escrever de novo, com identificação, que te responderei com todo o prazer.

      Curtir

      1. Antonio Beck disse:

        Meu sobre nome está aí na resposta. Pelo e mail já dá bem para ver. Não tenho medo nem razão nenhuma para me esconder. Teria medo se morasse por exemplo em Cuba ou na Venezuela. Foi exatamente lendo teu posicionamento é que não entendi, pois dizes se já não sabes se és bem de esquerda. Só por isto. Não quis de maneira alguma te ofender. Entendo, como bom democrata que sou, o posicionamento ideológico de cada um. Mas, o que não suporto são posições como a da Governadora Ieda e o candidato Serra, que vieram do mesmo limbo do Sr. Presidente e hoje estão posicionados opostamente. Não suporto os guerrilheiros assassinos que roubaram e mataram em nome da democracia, quando na realidade queriam uma Ditadura de esquerda. Só isto. Se ofendi, me desculpa. Ah, moro em Santa Maria e sou profissional liberal da área da Saúde. Obrigado e mais uma vez, desculpa.

        Curtir

  2. Antonio, me parece que convergimos mais do que divergimos. Não lembro de em nenhum momento ter dito que não sei se sou de esquerda. Na verdade é uma das poucas certezas que tenho, demonstrada inclusive no subtítulo do Somos Andando: “um blog à esquerda”.
    E não precisa te desculpar, não me ofendeste.

    Curtir

  3. ola! estou montando dois blogs com amigos um é de curiosidades e política de esquerda: http://glock6.blogspot.com e outro apenas de política de esquerda: http://anarquiaoi1.blogspot.com e estamos procurando parceiros. Gostaríamos de contar com vocês nosso contato é Email: rodeghiero.mateus@gmail.com e msn: mateus_rosa_12@hotmail.com OBS: o Blog é novo foi criado dia 12/01/2011 então ainda tem pouca coisa.
    ESPERAMOS A RESPOSTA DE VOCES se não quiserem fazer uma parceria mas conheçam algum site de esquerda que queira fazer uma parceria nos contate por favor

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s