Casal Roriz ofende a democracia representativa brasileira

A possibilidade de se eleger Weslian Roriz (PSC) no Distrito Federal é um acinte à nossa democracia. É uma mostra de fragilidade da sociedade. Uma mostra de que a consciência política da população ainda precisa dar alguns passos grandes para se consolidar. Weslian é uma candidata laranja. Não sou eu que estou acusando, é nítido e notório.

Ela participou do debate na Rede Globo ontem à noite. À primeira vista, é engraçado, sim. Uma pessoa completamente despreparada, que é perguntada sobre transporte e responde, lendo, sobre aborto. Que se atrapalha a cada questão, porque quer parecer natural e espontânea na leitura de textos prontos preparados pela assessoria, sobre temas que ela não domina. Uma pessoa simples. Ignorante, coitada. Que, pela ignorância, aceita se submeter a esse papel deprimente. É engraçado, mas é triste.

Primeiro porque um candidato como Joaquim Roriz (PSC) segue tão longe em uma disputa eleitoral, com chances reais de ser eleito. Um candidato corrupto, que renunciou a seu cargo para não ser cassado e recebe novamente o aval de boa parte dos eleitores. E pior, que, correndo o risco de não ter sua eleição invalidada, implanta uma laranja, que, caso eleita, será oficialmente governadora, mas quem efetivamente governará será seu marido. Onde estaria o princípio da representatividade?

E Weslian periga ser votada pelo apelo do ridículo.

Essa situação subestima a inteligência do povo e sua autonomia, seu discernimento. É justamente essa autonomia e esse discernimento que podem dar uma resposta estrondosa a quem tenta fazer o povo de bobo. Se os Roriz forem acachapados em seus planos, os eleitores do Distrito Federal darão uma prova de que nossa democracia ainda é frágil, mas não tanto.

Casal Roriz ofende a democracia representativa brasileira

6 comentários sobre “Casal Roriz ofende a democracia representativa brasileira

  1. Como comentaram em outro site: tendo um marido como Roriz, que a submete a este papel ridículo, Weslian não precisa de inimigos.

    Confesso que ri ao ver o vídeo, mas tem que saudar o cavalheirismo dos outros candidatos. Expressões que eram um misto de espanto e dó. Mas o pior é que, com essa, ela é capaz de receber um “voto Tiririca”, sendo elevada pela bizarrice.

    Curtir

  2. Vera Silva disse:

    Mais do que ofensa à democracia, é uma mostra do quanto os juízes, que organizam as eleições e aceitam ou não as candidaturas, são despreparados para fazê-lo.
    >Se o processo foi extinto, com o encerramento do recurso, então vale a decisão do TSE, ou não?
    >Se não há candidatura, como inscrever alguém fora do prazo?
    Enquanto isto roriz faz o que quer. Continua como candidato, usando todo o material antigo e sempre ao lado da candidata (!?) como se candidato fosse. E o TRE/DF? Parece aguardar o inevitável: espera que a candidata-laranja seja eleita para então anular a candidatura e marcar nova eleição para governador, dando tempo ao roriz para rearticular tudo e continuar manipulando os juízes eleitorais e “supremais”.
    As leis eleitorais tem algum valor? A democracia está escondida aonde? E ainda temos de votar sem comprovante, sem saber se a urna em que votamos está adulterada ou não.
    E depois ainda nos acusam, eleitores da Dilma e do PT, de sermos incultos.

    Curtir

  3. Antonio Porto disse:

    Não acho q ofenda a democracia, nem a brasileira e nem qqr outra. O caso é, simplesmente, não votar neles. Em eleições quem decide é o eleitor. E ponto. Dispenso a tutela de juizes ou de qqr um q se pretendendo acima dos demais autorize ou não a minha escolha. A tal da lei da “ficha limpa” deveria se chamar “Lei Pelé”: parte do princípio de q o brasileiro ñ sabe votar e deve ser ajudado a fazê-lo…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s