Debate rasteiro

Extremamente sensata a coluna da Rosane de Oliveira na Zero Hora de hoje:

Cinco dias depois da eleição que colocou Dilma Rousseff e José Serra no segundo turno, quem esperava o aprofundamento do debate tem razões de sobra para estar frustrado. O que se vê, principalmente no território sem lei da internet, é um debate estéril sobre declarações que os dois candidatos deram no passado a respeito de um tema que está fora da alçada do presidente da República: a descriminalização do aborto.

Começou ainda no primeiro turno, como uma tentativa de enfraquecer a candidatura de Dilma entre os evangélicos, e ganhou corpo nesta semana. O fanatismo religioso, que nunca pautou a política no Brasil, está substituindo o debate sobre o futuro do país.

Nas entrevistas para a TV, Dilma está na defensiva, repetindo que é a favor da vida e buscando o apoio de líderes religiosos para fazer contraponto aos que a atacam, enquanto Serra diz que quer “discutir valores”, enquanto seus aliados distribuem panfletos com acusações de ordem moral à adversária. Para quem não está acompanhando o enredo, a fala dos dois parece desprovida de sentido.

Políticos experientes fogem de qualquer discussão sobre o aborto porque sabem que é desgaste certo. Preferem fingir que o problema não existe e que basta se declarar contra para conquistar o voto dos cristãos. Ou dizer o óbvio: que se trata de uma questão de saúde pública – e mudar de assunto. Ou, como fez Marina Silva, sugerir um plebiscito. Preferem ignorar que milhares de mulheres morrem todos os anos vítimas de abortos feitos com métodos primitivos, em casa ou em clínicas clandestinas.

O pior que pode acontecer ao Brasil é perder a oportunidade de conhecer melhor o que os candidatos pensam sobre temas que o eleito terá de enfrentar. Não está em pauta a legalização do aborto – e, se estivesse, só poderia ser decidida pelo Congresso. Que tal substituir esse debate rasteiro pela discussão do que os candidatos pretendem fazer para que as mulheres não precisem esperar meses por uma mamografia que permitirá o diagnóstico precoce do câncer?

Debate rasteiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s