O futuro do PSOL

No Rio Grande do Sul, o PSOL encolheu. Minha sensação, independente dos números saídos das urnas, era de uma derrota contundente do partido. Fico então sabendo que no Rio de Janeiro não só elegeu dois federais e dois estaduais, como fez uma votação grande e cresceu polticamente. Tanto o estadual quanto o federal foram os segundos mais votados no estado. De um modo geral, no entanto, perde suas principais lideranças nas Casas legislativas.

Heloísa Helena não será mais senadora. Luciana Genro fez uma alta votação, mas aqui no RS o PSOL não teve quociente suficiente para eleger um deputado. Não emplacou federal nem estadual. Plinio fez menos de um milhão de votos, menos de 1%, diminuindo muito a representatividade obtida nas eleições presidenciais, que já tinha sido menor do que o esperado com Heloísa Helena em 2006.

O PSOL elegeu dois senadores. Até consegue se fazer presente, mas, na discussão da agenda política nacional, está cada vez mais escanteado. Contribui para isso o caráter plebiscitário que Lula tentou impor às eleições. Mas Marina quebrou essa característica. Uma candidata do Partido Verde, não do PSOL.

O partido perdeu essa influência como principal força de oposição fora do contexto dicotômico PT versus PSDB, cada qual com seu grupo de siglas coligadas girando em torno. Era o PSOL que detinha esse posto, que era o dono dessa voz. Não é mais. É uma pena, porque, convenhamos, das forças de oposição, era a mais coerente.

Mas contribui também as cisões internas, as dificuldades de diálogo, a falta de propostas de um partido que se consolidou em torno de ser contra um projeto e não a favor de ideias construtivas. Tem ideias, é claro, tem sua visão de mundo, mas sua exposição é sempre negativa, é sempre mostrar o que está ruim nos outros, não o que pode ser bom. Não se coloca, pois, como alternativa.

Agora vai fazer oposição com menos espaço, vai ser menos ouvido. Talvez aprenda com os erros, talvez deixe de vez de existir. Veremos.

O futuro do PSOL

Um comentário sobre “O futuro do PSOL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s