De quem é a conta?

O debate sobre aborto, casamento entre homossexuais, religião e todas essas coisas que fazem a discussão eleitoral se tornar uma grande tergiversação interessam, como disse até mesmo a Rádio Gaúcha, a apenas um candidato. Foram plantados por José Serra, e a imprensa regou direitinho, podando nos momentos precisos, para que crescesse e se transformasse em uma grande árvore exótica, cujos frutos são extremamente prejudiciais para a democracia brasileira. E, quando o debate democrático é atacado, saímos todos prejudicados. A informação é o principal instrumento para fazermos as escolhas com consciência e garantirmos um futuro melhor, uma vida mais digna para a maioria da população.

É essa a população que no fim paga a conta, aliás. Uma conta que não é dela.

A discussão sobre esses temas que desviam do foco vem tirando pontos (pontos metafóricos, não os das pesquisas) da candidata Dilma Rousseff. É ela que vem tendo que recorrer a estratégias para melhorar sua imagem diante das calúnias que vem sofrendo. Portanto, parece mentira quando dizem que “a campanha está desviando do foco”, que “os candidatos fogem da discussão dos temas importantes”.

Não são “os candidatos”. É “O candidato”. É só a Serra que interessa esse debate inócuo que não leva a lugar nenhum. E essa mesma imprensa que critica a falta de discussão programática é quem promove essa campanha vazia. É ela quem estampa manchetes com as acusações do PSDB, que coloca no foco os temas paralelos, secundários. Que incentiva esse debate que não debate nada.

A conta da campanha vazia, que prejudica – muito além de Dilma e do PT – toda a sociedade brasileira, deve ser debitada no caixa da imprensa, da grande mídia brasileira. José Serra não passa de mais um de tantos políticos sacanas que já passaram por aí, que desvia do foco de propósito para levar a melhor. Cabe a nós, jornalistas, não cairmos nessas armadilhas, provocarmos o debate de ideias. Sem favorecimentos, mas com nível. Se podemos colaborar para o debate democrático, devemos fazê-lo, não incentivar a fuga ao tema.

De quem é a conta?

Um comentário sobre “De quem é a conta?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s