Militância voluntária existe, sim

Diz a Folha que militância voluntária não existe mais, “é coisa do passado”. Em matéria em vídeo de cinco minutos, até se desmente, mostrando quatro casos de jovens militantes (intrigante notar que o único material que conseguimos distinguir é da Dilma nessa militância não-paga).

Pra começar, entre meus conhecidos tem uma penca de gente que sai panfletear seguido. É diferente da militância paga, claro. Geralmente o pessoal sai em horários mais reduzidos, quando não está trabalhando, mas se nota uma abordagem diferente, mais esclarecida, em que fica claro que ele realmente quer aquele voto, porque sabe sua importância.

A militância voluntária existe, sim. Não existe para quem não quer ver. Geralmente é de esquerda, por uma questão de identificação programática e não apoio em torno de interesses, o que reduz a gana de se eleger um projeto político.

E tem mais. A militância nas ruas até diminuiu, admito, mas em compensação ela tomou outras formas. O que se faz em blogs e redes sociais é a militância do século XXI, que, por se dar de outro jeito, não significa que seja menos importante ou inexistente.

Então, recomendo aos jornalistas e aos veículos (já tinha visto comentário semelhante na GloboNews) que cuidem ao fazer esse tipo de declaração taxativa. Ao fazer isso, não só se agride a verdade, mas, nesse caso, ao militante que está lá dedicado a eleger seu candidato. Que está nas ruas, no telefone ou no computador ou sejá lá com que meios.

Militância voluntária existe, sim

4 comentários sobre “Militância voluntária existe, sim

  1. Dodi disse:

    Dave Itzkoff: Vc estava preparado para a impressionante cobertura da mídia que teve início quando você anunciou a presença de Carla Bruni Sarkozy nas filmagens de seu próximo filme, Midnight in Paris ?

    Woody Allen: Fiquei surpreso com o nível do jornalismo referente à cobertura da presença dela.

    O papel dela é pequeno – uma personagem de verdade, mas pequeno.

    Rodei as cenas com ela no primeiro dia, e todos os jornais disseram que ela foi péssima, que tivemos de fazer 32 tomadas.

    É claro que não cheguei a rodar 10 tomadas com Carla.

    Tratava-se apenas de um número mágico inventado por algum repórter.

    Então publicaram que o marido veio visitá-la no set de filmagem e ficou bravo com ela.

    Ele veio ao set uma vez, e ficou encantado.

    Achou que ela tinha um dom natural para atuar e não poderia ter ficado mais contente.

    Por algum motivo a imprensa queria fazer comentários desagradáveis a respeito dela.

    Não sei se eles têm algo contra os Sarkozys, ou se foi apenas uma maneira mais fácil de vender jornais.

    Mas as invencionices foram muito descabidas e completamente falsas, e então me perguntei, será que é isto o que ocorre com o Afeganistão, com a economia e com as questões de maior importância ?

    Curtir

  2. Curiosa coincidência: hoje mesmo um grupo de alunos da minha escola organizou uma manifestação pró-Dilma. Foram alunos e funcionários, panfletando na rua e nas casas, com direito a participação do prefeito da cidade, que é do PT.

    E eu estava lá, claro, de vermelho. E bandeira na mão. De graça.

    Curtir

  3. Reginaldo disse:

    Interessante, ainda hoje um grupo de militantes de Mogi Guaçu – SP se uniu a outro grupo de Mogi Mirim – SP e fizeram um ato pró Dilma. Todos foram voluntariamente.

    Se não existe militância voluntária é na campanha do Serra, onde as pessoas só vão se pagarem por isso e muitos lá nem votam nele, pois vendem o trabalho e não a dignidade.

    Eu mesmo faço militancia voluntária. Nunca recebi um centavo para levar os candidatos do PT para as ruas. É uma questão de se acreditar no sonho e ter convicção de estar no caminho certo.
    A recompensa vem depois e para o coletivo, em forma de políticas públicas que beneficiam a população.
    Isso é que vale a pena, o resto é conversa fiada.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s