O mundo encantado da revista Época

Epa, li direito? Ali está escrito “Para Lula, a economia mundial foi uma poderosa aliada”? Claro, o Brasil surfou na marolinha da maior crise econômica mundial desde 1929 porque… Hein, crise? Que crise? A economia estava ó-te-ma!

Esse é o mundo de Época. O mundo que convém às Organizações Globo, grupo ao qual pertence. O grande erro é achar que o resto das pessoas também vive nesse mundo.

—————-

E falam em isenção e compromisso com os fatos.

O mundo encantado da revista Época

8 comentários sobre “O mundo encantado da revista Época

  1. Nikolas Spagnol disse:

    Já repararam? Nenhum sucesso do governo Lula é mérito dele, apenas sorte. E nenhum dos fracassos do FHC é culpa dele, só má sorte. Não foi o Brasil que quebrou em 99, foi culpa da crise da Rússia, Ásia, México, Cingapura, Transilvania, nunca do Brasil.

    Tenha a santa paciência…

    Curtir

  2. Carlos Giffoni disse:

    Cris, entendo o que vc disse, é bem passível de gerar esse tipo de pensamento do jeito que foi colocado, mas leia a reportagem e vc verá que há argumentos que sustentem o que é dito: “apesar da crise, a economia mundial foi sim uma aliada”. depois conversamos mais!
    beijos

    Curtir

    1. Carlos, o problema é que a capa tem que ser entendida independente da reportagem. Ela não pode passar um pensamento diferente do que é dito na matéria.
      E não consigo acreditar que a economia foi uma aliada. Pode ter sido em alguns momentos, mas a crise que tivemos em 2008 está detonando economias fortes, sempre tidas como exemplo a ser seguido. A Europa, os Estados Unidos… O Brasil se saiu bem porque adotou as políticas certas, não porque a economia mundial ajudou.
      Beijo 😉

      Curtir

      1. Carlos Giffoni disse:

        Concordo com vc sobre o conteúdo da capa, Cris! Também acho que foi uma escolha infeliz. Discordo é daquela coisa de dizer de Organizações Globo etc etc etc. As Organizações Globo, por mais que carreguem o mesmo nome, estão beeeeeem distantes umas das outras no que diz respeito a esse tipo de decisão. Do tipo: não duvido que muita gente se surpreenda com o que sai na Época vez ou outra. Acho que não dá pra generalizar, porque daí vira teoria da conspiração.

        Mas reforço, também não acho que da maneira como foi colocada o propósito da matéria ficou claro.

        Curtir

  3. Se você me permite, discordo de você.
    Claro, tivemos a pior crise desde 1929, mas, também, tivemos um período de grande virtuosismo na economia internacional, principalmente se comparado aos sucessivos soluços da equivocada década de 1990.
    Todo o mérito ao Lula que soube não apenas surfar passivamente a onda favorável, mas conseguiu usá-la a seu favor.
    Quanto ao questionamento da revista, não li a matéria, mas não vejo risco ao Brasil se ele mantiver a linha econômica do Lula.

    Curtir

  4. Carlos, entendo. Evidente que não acredito na teoria da conspiração de que os donos das empresas se reúnem para decidir, quase sussurrando, o que vão dar nos jornais. Nunca imaginei os editores dos veículos da Globo se ligando para definir a linha editorial. Isso é bobagem.

    Essa citação de “Organizações Globo” é uma espécie de caricatura que serve a praticamente toda a grande imprensa brasileira, aqueles “nove ou dez” grupos que o Lula cita. É uma forma de dizer que o pensamento é o mesmo, não que eles decidam juntos. É o que o Bernardo Kucinski chama de “mesmice jornalística”. A ideia é parecida, a forma de pensar converge para um mesmo ponto. Esse é que é o problema, porque são todos representantes de um mesmo segmento social. Estaria ok se não fossem os únicos a ter voz, entende? Se houvesse pluralidade, eu não reclamaria da existência da Época, do Estadão, da Veja, da Globo e o escambau.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s