Dez mil pessoas pedem a Obama que solte os cinco presos cubanos

Por Stela Pastore

Neste sábado, 20, cerca de dez mil pessoas realizaram um ato pedindo ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que liberte os cinco cubanos presos injustamente há doze anos. Trabalhadores, estudantes, moradores e ativistas de 56 países realizaram uma caminhada e após um ato em frente ao monumento a Che Guevara, na Avenida dos Libertadores em Holguín, leste de Cuba. Lideranças de vários países pronunciaram-se contra a detenção e contra o terrorismo de Estado.

Delegação gaúcha com 14 pessoas integrou as manifestações, que tomaram as ruas.  O padre inglês Geoffrey Bottons disse que Obama deve fazer jus ao prêmio Nobel da Paz e libertar os cubanos. “Não estamos pedindo que abra o Mar Vermelho ou que alimente todo o mundo com pães e peixes, como faria Fidel. Estamos pedindo que ponha fim à injustiça e solte os companheiros presos”. Líderes sindicais, da juventude, membros de comitês de solidariedade, representantes de partidos políticos pediram justiça e maior divulgação do caso, que segue sendo omitido. Há muita desinformação sobre o assunto. Esclarecer todos os detalhes é um dos objetivos do encontro.

O ato integra a programação do VI Colóquio pela Liberdade dos Cinco e Contra o Terrorismo. Familiares dos presos estao presentes no evento e, junto com os mais de 300 delegados, plantaram na véspera dezenas de árvores como um ato simbólico de solidariedade dos povos.

Em mais de 150 países existem associações desolidariedade com os cinco antiterroristas cubanos presos arbitrariamente nos Estados Unidos desde 1998. Fernando Gonzales, Ramon Labañino, Antônio Guerrero, Gerardo Hernandez e René Gonzales estão detidos por terem evitado atos de grupos terroristas norte-americanos contra Cuba.

Mais de quatro mil cubanos já foram mortos em atentados terroristas patrocinados pelos Estados Unidos.

Dez mil pessoas pedem a Obama que solte os cinco presos cubanos

Um comentário sobre “Dez mil pessoas pedem a Obama que solte os cinco presos cubanos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s