A entrevista de Lula à blogosfera: que seja bem aproveitada

A imprensa não pode ser só de esquerda, só de direita, só feminista, só conservadora… Refiro-me à linha ideológica dos veículos. Sabe-se que todos inevitavelmente a têm, por mais plural que tentem ser.

O grande problema é que, se conversarmos com a grande maioria dos brasileiros, eles se informam pelos mesmos veículos. E é com eles que os governantes conversam. Afinal, eles têm uma força realmente muito grande, que pode abalar estruturas.

É nesse sentido que amanhã se torna um dia histórico. Amanhã o presidente do Brasil concederá entrevista coletiva a dez blogueiros. Blogueiros sujos, segundo o candidato da oposição nas eleições de 2010.

Não sei se sairão informações muito diferentes. Não sei se algumas perguntas não serão muito chapa-branca. É possível, embora eu confie na capacidade jornalística dos representantes dos blogueiros brasileiros que se reunirão com o presidente às 9h de amanhã em Brasília.

Que vire rotina

É um formato a ser adaptado com o tempo, por ambos os lados, até adquirir sua melhor forma. Talvez a novidade atrapalhe um pouco. Dá aquela sensação de ter que aproveitar da melhor forma, fazer a melhor pergunta, não decepcionar. Se virar rotina, isso tende a melhorar. Ainda mais se nas próximas vezes for aberta a possibilidade de inscrições diversas.

De qualquer forma, está sendo anunciada a possibilidade de participação dos internautas, e alguns dos blogueiros inclusive pediram sugestão de perguntas. Uma entrevista que já tem o mérito de ser, pelo menos, diferente de tudo o que já se fez no gênero.

O que faz deste um acontecimento importante é o fato de o governo reconhecer o papel dos blogs e valorizá-los. É a iniciativa na direção de pluralizar o debate e de abrir uma relação nova com essa mídia que vem mostrando sua força, mas ainda tem muito pouco espaço e muito pouco acesso (já comentei aqui sobre quando tentei entrevistar um secretário do governo Yeda no RS e ouvi da assessora que no Palácio “nem era permitido abrir blogs”, o secretário não “perderia o tempo dele” comigo).

É por essa valorização dos meios alternativos que este momento merece divulgação. Espero que todos os lados entendam a importância de se aproveitar da melhor forma a ocasião.

Presidente Lula vai dar a primeira entrevista à blogosfera

Por Renato Rovai em seu blog

23/11/2010

Amanhã (quarta-feira) o presidente Lula concederá a primeira entrevista “da história deste país” à blogosfera. Solicitada por um grupo de blogueiros progressistas, ela já tem as presenças confirmadas de: Altamiro Borges (Blog do Miro), Altino Machado (Blog do Altino), Cloaca (Cloaca News), Conceição Lemes (Viomundo), Eduardo Guimarães (Cidadania), Leandro Fortes (Brasilia Eu Vi), Pierre Lucena (Acerto de Contas), Renato Rovai (Blog do Rovai), Rodrigo Vianna (Escrevinhador) e Túlio Vianna (Blog do Túlio Vianna). Outros dois blogueiros buscam desmarcar compromissos para se integrar ao grupo.

O evento acontecerá às 9h da manhã, no Palácio do Planalto, e será transmitido ao vivo pelo Blog do Planalto, pelos blogs que participarão do encontro e por todos que tiverem interesse de fazê-lo. Ainda hoje vamos explicar como isso será possível.

Será uma entrevista coletiva, mas também é um momento de celebração da diversidade informativa. Ao abrir sua agenda à blogosfera o presidente demonstra estar atento às transformações que acontecem no espaço midiático e ao mesmo tempo atesta a importância dessa nova esfera pública da comunicação.

Como as coisas na blogosfera são diferentes e mais colaborativas, não serão só os presentes ao encontro que participarão. A coletiva será aberta ao público que poderá participar enviando perguntas pelo chat. O objetivo é garantir o maior grau possível de interatividade.

Por conta dos senões da agenda presidencial, só agora nos foi confirmado o evento e liberada a divulgação. Por isso temos pouco tempo para nos organizar e produzir a repercussão que a entrevista merece.

Contamos com vocês nessa tarefa: divulgando, transmitindo em seus blogs e fazendo perguntas pelo chat.

A blogosfera dá mais um passo importante.

Um passo “nunca dado na história deste país”.

A entrevista de Lula à blogosfera: que seja bem aproveitada

4 comentários sobre “A entrevista de Lula à blogosfera: que seja bem aproveitada

  1. De fato, o temor é que as perguntas sejam chapa-branca – mas de qualquer forma, o pessoal “do outro lado” vai dizer que são chapa-branca de qualquer jeito, mesmo que façam perguntas como aquelas que o Tsavkko sugeriu no blog dele.

    Curtir

  2. Robson França disse:

    Concordo quase que totalmente, exceto pelo poder da “velha mídia”. Há muito mais espelhos e fumaça do que realmente um poder fundamentado.

    Quanto às questões chapa-branca, é aí que se esconde a diferença da organização dos grupos ditos “de esquerda” ou progressistas dos chamados conservadores: considerando o caráter popular e progressista do presidente, as perguntas serão providenciais e até mesmo críticas poderão ser feitas, porque somente quem tem um certo alinhamento ideológico é capaz de fazer críticas fundamentadas, propondo até mesmo sugestões.

    Abraços

    Curtir

  3. neocangaceiro disse:

    já aconteceu,não ssisti na íntegra, e espero divulgação vídeo dessa experiência inovadora. Muita gente não sabia e perdeu o evento ao vivo. Pelo que vi, foi bastante esclarecedor e passada de mão pela cabeça de ninguém. Uma natural descontração, e coisas não saem pelo PIG sem cortes ou edição. Foi suficiente a honestidade intelectual, sem fazer ufanismo e preocupação com esse rótulo chapa-branca. A chapa é vermelha e nesse busão vai todo mundo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s