“Cercadinho” da Praça da Matriz é retirado no 1º dia do governo Tarso

O Somos Andando mostrou, no dia 30 de dezembro, que o espaço negado aos movimentos sociais em frente ao Palácio Piratini havia sido concedido à grande imprensa gaúcha pelo antigo governo estadual, para a cobertura da cerimônia de posse do novo governador e seu secretariado. As grades foram instaladas para impedir que movimentos do povo se manifestassem. O site PTSul mostra hoje que, em três dias de novo governo, a realidade já é outra:

O cercado colocado pela ex-governadora Yeda Crusius em frente ao Palácio Piratini, com o intuito de impedir que manifestantes se postassem no local onde tradicionalmente eram fixados os carros de som em mobilizações populares, foi retirado no primeiro dia de governo de Tarso Genro. Assim, o local que integra a Praça da Matriz, de domínio público, volta a ter a circulação permitida, o que não era possível há mais de um ano e meio. A ação de desobstruir o acesso também devolve uma importante área de estacionamento em meio ao centro de Porto Alegre, tão carente desses espaços.

Crítico ao cerceamento de locais públicos à população, o deputado estadual Adão Villaverde havia chamado a atenção para o abuso do antigo governo, que foi notificado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que retirasse em 30 dias o quiosque instalado em plena Praça. Devolver à população o que é seu de direito ratifica o objetivo desta nova fase do Executivo gaúcho que é a ampliação do diálogo e, principalmente, a reafirmação da democracia em todos os lugares do Rio Grande do Sul.

“Cercadinho” da Praça da Matriz é retirado no 1º dia do governo Tarso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s