Protesto pela paz no trânsito, com respeito aos ciclistas

Do blog Massa Crítica:

Pessoal, muitas pessoas estão sendo sensíveis em relação a situação atual, e muitas pessoas da comunidade em geral têm apoiado a causa de um trânsito menos violento, de uma cidade mais compartilhada. Hoje de manhã alguns participantes da Massa Crítica estiveram no local do INcidente e muitas pessoas passando pela rua vieram conversar para manifestar seu apoio.

A siuação presente não é a de um grupo de ciclistas contra os motoristas. Não é, ainda mais, das reivindicações de uma determinada filosofia. É sim da busca de uma cidade mais unida. É sim de procurarmos, se temos nossas diferenças, que elas possam ser manifestadas de forma mais gentil, de forma que honre e expresse respeito pelo outro, como um ser humano tão valoroso quanto nós mesmos.

A Massa Crítica é polêmica, e sempre será. É assim, acredito, pois não há uma organização central: no mundo inteiro ela é feita pelas pessoas que estão presentes. E então, se não concordamos, é importante que estejamos presentes e possamos trazer as pessoas a nos escutarem.

A falta de escuta e a intolerância é o que acarreta expressões tão extremas como tantas que temos visto, desde sempre. E, desde o INcidente (o exemplo mais avassalador disso que falo), essas expressões também estão mais extremadas.

Por isso, é muito importante entendermos que o protesto que acontecerá na terça-feira, dia 1º de março, não é uma reivindicação da Massa Crítica, já que essa, enquanto organização, pouco existe. O protesto de terça é a reivindicação de uma sociedade que quer as ruas livres de violência de qualquer tipo. E quer, então, um trânsito que expresse isso, que nos ajude a nos integrarmos, e não nos segregue ainda mais, e não faça com que uns de nós passem por cima dos outros – ainda mais do jeito tão literal que isso tem acontecido.

Vamos convidar todas as pessoas para estarem presentes! Vamos fazer do Protesto, motivdo por essa tragédia, e inflado pelas ocorrências do cotidiano, uma celebração de todas as pessoas que querem uma cidade mais feliz, uma comunidade, mesmo com suas diferenças, mais unida e mais respeitosa!

Para tanto, incluo aqui dois cartazes virtuais para a divulgação do Protesto, e mais o link de um arquivo para a impressão e reprodução de mosquitinhos. Convide seus vizinhos! Traga flores, apitos, balões! Vá de branco ou da cor que você quiser!

Traga sua reivindicação! O Protesto será feito por quem estiver presente, a única regra sendo a Busca da Paz, a Não-Violência, o Respeito! Vamos evitar essa tão investida imagem do inimigo, que tão fortemente nos aflige, e nos integrar nessa busca tão digna.

Vejo vocês por lá.

Link do arquivo para impressão.

Protesto pela paz no trânsito, com respeito aos ciclistas

3 comentários sobre “Protesto pela paz no trânsito, com respeito aos ciclistas

  1. Cristina, você não é minha prima, mas é irmã do meu primo.

    Participo da Bicicletada de Maceió. Incluímos no nosso blog um link para seu texto. Minha mãe encaminhou para a família e o Enrique respondeu nos dizendo que você é irmã dele. Que grande coincidência, hein?

    Abs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s