Um mês do atropelamento da Massa Crítica

Hoje faz um mês que um louco inconsequente atropelou um grupo de ciclistas em Porto Alegre. Nesta última sexta-feira de março, a Massa Crítica foi às ruas de novo, cumprindo o ritual mensal e como uma forma de marcar posição e dizer que os ciclistas ainda querem e merecem respeito e espaço.

De forma totalmente involuntária, o motorista acabou chamando a atenção da sociedade – o atropelamento foi notícia até no exterior – para os problemas de trânsito de Porto Alegre e as dificuldades enfrentadas pelos ciclistas.

Coincidentemente, passei hoje pela porta do Mercado Público enquanto era instalado o bicicletário no local. É uma coincidência interessante, já que esse é mais um resultado da manifestação social ligada ao mesmo grupo de ciclistas. Ao terem suas bicicletas acorrentadas no Largo Glênio Peres, ciclistas – também participantes da Massa Crítica – iniciaram uma movimentação pela rede e garantiram o retorno da Prefeitura. O próprio secretário da Produção, Indústria e Comércio de Porto Alegre, Valter Nagelstein, respondeu no blog da Massa Crítica e se comprometeu com a ação executada hoje.

Mais do que uma luta por mais saúde, por mais respeito ao meio ambiente, por uma consciência social maior e por respeito aos outros cidadãos, os acontecimentos recentes envolvendo a Massa Crítica comprovam que a mobilização popular pode trazer resultados práticos concretos. Podem inclusive servir de exemplo para outras causas de interesse social.

————-

Hoje também é o Dia Internacional do Direito à Cidade. Infelizmente não pude participar, mas ressalto a importante iniciativa dos nossos nobres deputados de realizar uma audiência pública sobre os impactos da Copa de 2014 em Porto Alegre.

Um mês do atropelamento da Massa Crítica

2 comentários sobre “Um mês do atropelamento da Massa Crítica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s