Maior grupo de jornais dos EUA demite 700 funcionários

Do Knight Center Journalism in the Americas:

O Gannett, grupo que edita 81 jornais nos Estados Unidos, incluindo o nacional USA Today, e é o maior do tipo no país, anunciou na terça-feira 21 de junho de 2011 a demissão de 700 funcionários, 2% de seu quadro, informaram as agências de notícias. A empresa culpou os persistentes efeitos da crise econômica.

“Chegamos à metade do ano e a recuperação econômica não é tão rápida nem tão favorável quanto esperávamos, continua afetando nossos meios de comunicação locais”, disse o chefe do setor, Bob Dickey, em comunicado aos funcionários. A maior parte dos jornais editados pelo grupo é local.

O crescimento do faturamento com a internet ainda precisa compensar a contínua queda do faturamento com publicidade nos jornais impressos, explicou o PaidContent, referindo-se a uma tendência de enfraquecimento do papel.

Para Rick Edmonds, do Poynter, as demissões refletem uma permanente contração do mercado de jornais impressos no país. É um “voto de confiança do maior grupo de jornais da América no futuro do impresso”, ironizou.

Como a grande maioria dos jornais editados pela Gannett é regional, as demissões confirmam uma tendência de cortes em veículos locais que, segundo um estudo oficial, estaria levando a uma “queda na qualidade do jornalismo local“, dando, assim, espaço para que a corrupção, sem a devida fiscalização da imprensa, cresça.

Maior grupo de jornais dos EUA demite 700 funcionários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s