Maior grupo de jornais dos EUA demite 700 funcionários

Do Knight Center Journalism in the Americas:

O Gannett, grupo que edita 81 jornais nos Estados Unidos, incluindo o nacional USA Today, e é o maior do tipo no país, anunciou na terça-feira 21 de junho de 2011 a demissão de 700 funcionários, 2% de seu quadro, informaram as agências de notícias. A empresa culpou os persistentes efeitos da crise econômica.

“Chegamos à metade do ano e a recuperação econômica não é tão rápida nem tão favorável quanto esperávamos, continua afetando nossos meios de comunicação locais”, disse o chefe do setor, Bob Dickey, em comunicado aos funcionários. A maior parte dos jornais editados pelo grupo é local.

O crescimento do faturamento com a internet ainda precisa compensar a contínua queda do faturamento com publicidade nos jornais impressos, explicou o PaidContent, referindo-se a uma tendência de enfraquecimento do papel.

Para Rick Edmonds, do Poynter, as demissões refletem uma permanente contração do mercado de jornais impressos no país. É um “voto de confiança do maior grupo de jornais da América no futuro do impresso”, ironizou.

Como a grande maioria dos jornais editados pela Gannett é regional, as demissões confirmam uma tendência de cortes em veículos locais que, segundo um estudo oficial, estaria levando a uma “queda na qualidade do jornalismo local“, dando, assim, espaço para que a corrupção, sem a devida fiscalização da imprensa, cresça.

Anúncios
Maior grupo de jornais dos EUA demite 700 funcionários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s