Pela primeira vez, uma mulher abre a Assembleia Geral da ONU

Pela primeira vez e com um discurso quase irretocável. Meu único ponto a contrapor é que temos, sim, que discutir quem causou a crise de 2008, que persiste até hoje. Precisamos saber por uma questão de justiça e pra saber melhor como enfrentá-la. Mas concordo com Dilma que os causadores já estão suficientemente claros. Pena que muitos ainda fingem não ver.

E reparem: a prioridade da economia mundial no momento é salvar os “países em crise de dívida soberana”. Ou seja, a Europa. Em que outro momento a história viu a Europa afundando, clamando por uma boia para se salvar? Já os países emergentes, segundo Dilma, são os que atualmente impulsionam a economia. As evidências estão aí: estamos em um momento de transformação total da geopolítica mundial. Dilma vê. E, diante do fato, exige enfaticamente a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas. Em um mundo cada vez mais multipolar, em que os atores principais estão mudando (mesmo que os antigos ainda continuem no cenário), não há mais legitimidade do jeito que está.

A primeira mulher a abrir uma Assembleia Geral da ONU falou pela paz, criticou a violência, em um recado direto aos Estados Unidos. Pediu o espaço pro Brasil. Afirmou o papel das mulheres. Defendeu, sem meias palavras, deixando implícita uma crítica, a criação do Estado Palestino (no que foi muito aplaudida, o que demonstra que uma minoria poderosa impede os anseios da maioria). E deu uma aula de humanidade e solidariedade, refletindo a atitude do governo do qual foi parte por oito anos: “Queremos para os outros países o que queremos para nós mesmos”. A presidenta deu o seu recado.

Pela primeira vez, uma mulher abre a Assembleia Geral da ONU

3 comentários sobre “Pela primeira vez, uma mulher abre a Assembleia Geral da ONU