Para voltar a ser alegre

Não nasci, mas cresci, estudei, trabalhei, sempre morei em Porto Alegre. Acompanhei diversos momentos por que passou a nossa cidade, e fica impossível não comparar a capital do passado com a capital que temos hoje.

Porto Alegre foi o palco da criação do Fórum Social Mundial porque já era referência de uma política participativa, que considerava todos e todas como cidadãos ativos no processo de construção democrática.

A capital também já foi exemplo de qualidade de vida. Teatro, cinema, exposições e outras atrações culturais davam inveja às outras grandes cidades. Nosso transporte público aparecia sempre na lista dos melhores do país.

Ainda hoje o pessoal de outros estados não acredita muito que Porto Alegre é tão violenta como qualquer outra cidade do tamanho dela. “Mas em Porto Alegre quase não tem assalto, né?” Essa Porto Alegre já não existe mais. Os índices de violência sobem, mas Porto Alegre delega a responsabilidade sobre segurança pública exclusivamente ao estado ou à União.

Quem fez de Porto Alegre aquela baita cidade, que escolheu e construiu junto uma alternativa de desenvolvimento solidário, foi o porto-alegrense. Agora Porto Alegre não é mais a mesma. A sociedade não é mais a mesma. Os desafios são outros, e as soluções têm que ser novas. Mas qualquer uma delas passa, inexoravelmente, pela participação e pela integração. Está nas mãos do porto-alegrense escolher o que quer. Nas eleições daqui a alguns meses, mas também no dia a dia. Porque ele é aquele motorista estressado que quase passa por cima da bicicleta. Ele também é aquele que prefere ir no shopping do que no teatro. Ele não tem ideia do poder que ele tem.

No dia em que Porto Alegre comemora seus 240 anos, torço para rever o quanto antes o espírito que alçou nossa capital para o mundo.

Para voltar a ser alegre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s